Você está em:

30 adolescentes e jovens se formam no Poços Promove Jovem

Esta é a segunda turma do programa que visa à inserção no mundo do trabalho

Facilitadora Patrícia com formandos e convidados (Foto: Michelle Veloso)

Se você pudesse mandar uma mensagem para as pessoas que fizeram esse curso acontecer, o que você diria? “Eu ia agradecer muito porque é um projeto importante demais, que é capaz de salvar vidas e pode motivar jovens que estão pensando em desistir a participar também”, responde Emmily Raquel Durante de Jesus, com um largo sorriso no rosto. Ela é uma das participantes da segunda turma do projeto Poços Promove Jovem, cuja solenidade de formatura foi realizada na noite da última quinta-feira (15), no Jefté Buffet.

Emmily de Jesus, 14 anos, aluna do 9o ano da E.M. Mariquinhas Brochado (Foto: Michelle Veloso)

A aluna do 9ª ano da Escola Municipal Mariquinhas Brochado é moradora do Jardim Itamaraty, na zona leste da cidade. Com apenas 14 anos, soube aproveitar todo o percurso do projeto. “A gente não aprendeu só coisa profissional, a gente aprendeu coisas que vai levar pra vida, por exemplo, empatia, que é se colocar no lugar do próximo, trabalho em equipe, tudo isso eu tenho certeza que vou levar para o resto da vida, foi muito importante pra mim e pra todos”, diz.

O curso de capacitação, oferecido pela Secretaria Municipal de Promoção Social em parceria com a Faculdade Pitágoras, permite o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, visando sua integração ao mundo do trabalho. O programa busca propiciar um espaço de autoconhecimento, que favoreça a identificação das capacidades e potencialidades desses adolescentes e jovens, estimulando a construção de um projeto de vida.

“De início, eles chegam bem fechados, mas aos poucos vão entendendo qual é o objetivo do curso, vão se abrindo, questionando e compartilhando experiências”, conta a facilitadora do projeto, Patrícia Cristine Rodrigues, que acompanhou de perto todo o percurso dos participantes.

Ela informa que a formação inclui diversos temas relacionados ao mundo do trabalho. “Discutimos qual o sentido do trabalho, que o trabalho não é só uma remuneração, mas também uma ação social, qual o sentido daquilo que estamos fazendo. Também falamos sobre relação interpessoal, postura profissional, comunicação, processo seletivo e atividades de autoconhecimento, tudo para auxiliar os jovens e adolescentes na primeira experiência de trabalho”, afirma.

Prefeito Sérgio Azevedo entrega certificado de conclusão (Foto: Michelle Veloso)

Duas vezes por semana, os alunos participaram das atividades na Faculdade Pitágoras. O público atendido é encaminhado pelos serviços da Secretaria de Promoção Social. A segunda turma do Poços Promove Jovem conta com 30 adolescentes e jovens. “Esse curso é uma experiência que vocês vão levar para o resto da vida. Vocês vão usar sempre o que aprenderam e será muito útil para a inclusão no mercado de trabalho”, disse o prefeito Sérgio Azevedo aos formandos.

Ele destacou que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, tem desenvolvido um trabalho ímpar, especialmente na inclusão de jovens e mulheres no mundo do trabalho e que, além da continuidade das iniciativas já ofertadas, serão desenvolvidas ações de qualificação para desempregados, abrindo novas possibilidades. Ele informou também que a Prefeitura trabalha para a implantação do Programa Jovem Aprendiz no município.

“O curso é uma experiência que os alunos levarão para o resto da vida”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo (Foto: Michelle Veloso)

Para a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, o projeto Poços Promove é uma das iniciativas mais importantes desenvolvidas pela pasta porque abre oportunidades que fazem diferença na vida das pessoas. “Quero parabenizar a equipe, as famílias e, principalmente, os nossos adolescentes e jovens que, toda semana, participaram das atividades, acreditaram, buscaram esse autoconhecimento e autoformação. Foi com muita emoção que ouvimos os relatos do quão importante o curso foi para eles. A solenidade de formatura é mais um passo para a inserção no mundo do trabalho, para construir uma história diferente para esses jovens que já começam a sonhar com o universo adulto”, enfatiza.

A solenidade de formatura foi realizada no Jefté Buffet e contou com coquetel para formandos e convidados e show com o músico Michel Falcão.

Teoria e prática
O curso teve início em 24 de abril e encerramento em 24 de julho, com carga horária de 75 horas. Participaram adolescentes e jovens de 14 a 21 anos. São dois encontros semanais com três horas de duração cada, nos quais são abordados temas voltados à inclusão produtiva, visando ao desenvolvimento pessoal e profissional por meio do treinamento de competências comportamentais como proatividade, empatia, automotivação, responsabilidade, habilidades sociais, habilidades para trabalho em equipe, dentre outras necessárias para a integração no mundo do trabalho.

Segunda turma formou 30 adolescentes e jovens (Foto: Michelle Veloso)

O programa Poços Promove Jovem foi idealizado pela secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, e teve início em agosto de 2018. O projeto é desenvolvido em parceria com a Faculdade Pitágoras. Os alunos do curso de Psicologia, inscritos no Estágio Básico de Orientação Profissional e Carreira, acompanham todo o processo.

São trabalhadas questões como autoconhecimento, mercado de trabalho, desejos e expectativas dos participantes e a visão do trabalho, que hoje é bastante negativa nos adolescentes. Muitos entram no projeto sem vislumbrarem a continuidade dos estudos, por exemplo. “Nossos estagiários fazem, então, um trabalho de resgate de que o estudo pode trazer novos significados e do trabalho como uma questão de inclusão na sociedade”, ressalta a professora Juliana Maria Cava, supervisora de Estágio de Orientação Profissional e Carreira da Faculdade Pitágoras. “O projeto é muito rico porque leva o aluno universitário para a prática, contribuindo para a sociedade. Nosso aluno no Pitágoras tem uma vivência prática bastante significativa, aliando a teoria à prática, de uma maneira que eles possam contribuir socialmente, além de aprender”, completa.

Projeto é desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com a Faculdade Pitágoras

A coordenadora do Curso de Psicologia do Pitágoras, Lívia Malaquias, que já atuou na Prefeitura, destaca que é uma honra estar na faculdade e poder atender o público da Promoção Social, com o qual já trabalhou diretamente. “Percebemos como os alunos se transformam, tanto enquanto estudantes quanto como pessoas. É importante também para nós, como educadores, poder vivenciar esse momento de aprendizagem junto com eles”, celebra.

“Eles acham que não é possível, que eles não vão conseguir e, dentro desse projeto de orientação profissional, a gente trabalha as habilidades que eles têm para inseri-los tanto no mercado de trabalho como incentivá-los a dar continuidade aos estudos. É muito gratificante ver o crescimento dos adolescentes e eles conseguirem reconhecer que são capazes”, enfatiza a estagiária Josiele de Cássia Pereira, estudante do 9º período do curso de Psicologia, que trabalhou com as duas turmas do Poços Promove Jovem.

Confira algumas imagens da solenidade de formatura (Fotos: Michelle Veloso).

 

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social