Agentes de endemias vão a campo para a realização de mais um LIRAa

Agentes de endemias visitam imóveis de todos os pontos da cidade para o levantamento

Para a aposentada Sebastiana Silva de Oliveira, 71, a terça-feira foi dia de abrir as portas para a equipe da Vigilância Ambiental. Os agentes vistoriaram o quintal e deram orientações importantes para evitar que a casa se torne abrigo de focos do mosquito da dengue, que também transmite zika e chikungunya. “Isso é muito bom, porque se eles não fizerem esse trabalho, como é que fica? Fazendo tudo isso já tem problema, então é muito importante e sempre faço questão de ajudar”. O comportamento da dona Sebastiana faz toda diferença para o cumprimento do trabalho dos agentes de endemias. “Nossa principal dificuldade são as pessoas que não querem receber a gente nas casas, temos muita recusa, isso atrasa o serviço e em alguns casos pode até impedir o trabalho”, comentou a agente Heyde Fernanda Peregrino.

Divididos em todos os pontos da cidade, os agentes de endemias da Vigilância Ambiental estão percorrendo as ruas de Poços durante esta semana, para a realização do primeiro LIRAa de 2019: Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti. Os cerca de 3.500 imóveis visitados foram escolhidos por meio de sorteio. Os possíveis focos localizados são encaminhados para análise no laboratório de entomologia da Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados divulgados no final do levantamento vão indicar o índice de infestação predial do município. Na última pesquisa, realizada em outubro de 2018, foi confirmado baixo risco de infestação. No trabalho, os agentes também eliminam possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada. “Estas são as orientações que nós sempre damos nas visitas de rotina, incluindo o LIRAa. Pedimos para esvaziar ou virar de boca para baixo, recipientes que possam acumular água, evitar manter embalagens vazias em áreas abertas e sempre ter o cuidado de tampar tambores ou caixas d´água também”, orientou Márcia Helena Geremias de Paula, supervisora do Controle da Dengue.

Após conhecermos o resultado do LIRAa, nos próximos dias, daremos continuidade a ações de prevenção, como os mutirões de limpeza, além do trabalho de rotina já desempenhado diariamente pelos agentes de endemias”, informou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.

Trabalho inclui eliminação de possíveis criadouros

Entre as atribuições permanentes dos agentes de endemias, estão: visitas periódicas nas residências, para orientação da população e eliminação de criadouros; a coleta de material para o LIRAa, realizado quatro vezes por ano; o atendimento a denúncias e solicitações, recebidas pela Ouvidoria Municipal de Saúde; a realização de mutirões de limpeza, além da Pesquisa Vetorial Especial. Neste último, o procedimento é realizado sempre que há a notificação de um caso suspeito de dengue, zika ou chikungunya e inclui a aplicação do fumacê.

É importante lembrar que os agentes trabalham identificados com uniforme e/ou colete e também portam crachá que pode ter a apresentação solicitada pelo morador, no ato da visita. Caso a pessoa tenha receio em receber o agente de endemias por dúvidas a respeito da sua identidade, o ideal é entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324. O atendimento com ligação gratuita, é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental, que é o 3697-5977.