Você está em:

Apae Poços vai representar o estado no Festival Nacional Nossa Arte, em Manaus/AM

Grupo de Dança Folclórica da Apae Poços ficou em primeiro lugar na categoria

Emoção, alegria e muito talento resumem a 11ª edição do Festival Estadual Nossa Arte, que lotou o Espaço Cultural da Urca, de 13 a 15 de setembro. Realizado pela Federação das Apaes de Minas Gerais (Feapaes), com apoio da Apae local e Prefeitura, o festival é o maior evento de caráter artístico e cultural voltado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla do estado.

Aproximadamente 700 alunos de 26 Conselhos Regionais das Apaes, de cerca de 200 Apaes de todo o estado se apresentaram nas mais diversas manifestações artísticas, como artes visuais, arte literária, artesanato, dança, dança folclórica, música e teatro. O Espaço Cultural da Urca recebeu mais de 1.100 pessoas que acompanharam as apresentações.

A Apae de Poços de Caldas, que sediou e apoiou o evento, também participou do Festival, nas modalidades dança, dança folclórica e artes cênicas, e o resultado não poderia ter sido melhor. A unidade local, que pertence ao Conselho Regional Sul I, foi classificada em primeiro lugar na categoria dança folclórica e participará do Festival Nacional, que será realizado em Manaus/AM, em novembro de 2019. “O Festival foi incrível. Todos se empenharam em fazer o melhor, nas mais variadas modalidades, com muita dedicação dos alunos, pais e profissionais. Foi um sucesso”, comemora a diretora escolar da Apae de Poços de Caldas, Carolina Augusta Rodrigues.

A programação contou com apresentações das pessoas com deficiência classificadas para a etapa estadual. “O evento é muito importante para as Apaes mineiras porque é um momento de mostrar para a comunidade externa todo o trabalho que é desenvolvido diariamente nas unidades na área de Artes. É um trabalho que desenvolve habilidades importantes para os nossos usuários de comunicação, de interação com o outro, de superação da timidez, de expressão corporal e vocal”, ressalta a coordenadora de Artes da Feapaes, Bruna Campos.

A alegria tomou conta do aluno Johny Santos, da Apae de Felixlândia, que participou do Festival Nossa Arte pela primeira vez. “É muita emoção estar aqui em Poços de Caldas. É um prazer representar os alunos da Apae. Um evento desse fica para a história”, festeja.

Esta é a segunda vez que Poços de Caldas recebe o evento, que acontece de três em três anos. Em 2015, o Festival também foi realizado na cidade e a expectativa é que a próxima edição, em 2021, também aconteça em Poços.

Resultados
Confira os conselhos classificados por modalidade:
Artesanato – Centro Oeste II
Música – Alto Paranaíba I
Dança – Centro Oeste II
Dança folclórica – SUL I
Artes Cênicas- Alto Paranaíba II
Cartão de Natal- Triângulo II
Artes visuais- Vale do Aço I
Arte literária- Vale do Aço I

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social