Você está em:

Autarquia Municipal de Ensino recebe doação de acervo do Simpósio do Pensamento Paulo Freire

Equipes da AME e do Centro de Referência do Professor receberam o acervo

A Autarquia Municipal de Ensino (AME) recebeu, na última semana, a doação do acervo do Simpósio do Pensamento Paulo Freire, realizado em Poços de Caldas no ano de 1992. São aproximadamente 50 volumes de fitas VHS que registram depoimentos de educadores e intelectuais, incluindo o próprio Paulo Freire, além de palestras sobre o modelo de educação proposto por Freire.

A doação foi feita pelo vereador Paulo Tadeu Silva D’Arcadia, que integrou o Centro de Apoio Teresina Carini Rocchi, entidade responsável pela realização do simpósio sobre a obra de Paulo Freire em Poços de Caldas. O grupo de reflexão política reunia expressões intelectuais de projeção no cenário nacional como Antônio Cândido, Carlos Brandão e Luiz Dulci.

O seminário foi coordenado pela Dra. Cláudia Krauss. “Em 1992, esse centro realizou um seminário em Poços de Caldas sobre o pensamento de Paulo Freire, que foi um grande sucesso. Avaliei que a Autarquia Municipal de Ensino seria o melhor abrigo para esse documentário riquíssimo e também uma homenagem a todos que participaram do seminário”, destaca o vereador Paulo Tadeu, que guardou o material após o encerramento das atividades do Centro de Apoio Teresina Carini Rocchi. A socialista italiana que dá nome ao centro de apoio nasceu em 1863, veio para o Brasil em 1890 e aqui se integrou aos movimentos de reivindicação social em São Paulo até 1910, quando se mudou para Poços de Caldas, onde morreu em 1951.

A diretora da Autarquia Municipal de Ensino, Nanci de Moraes, informou que o material será digitalizado para facilitar o acesso de educadores e pesquisadores. Após a digitalização, será feita doação de cópia para o Centro de Referência do Professor e para a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Os originais serão mantidos no acervo da AME. O coordenador do Centro de Referência, Cleiton Donizete Corrêa Tereza, também participou da entrega do material.

“Nesses momentos difíceis para a educação que estamos vivendo acredito que esse material é um alento para os educadores. Paulo Freire é reconhecido no Brasil, mas tem um reconhecimento muito maior internacionalmente. Por isso, é fundamental valorizar uma pessoa que fez a diferença na educação. Recebemos essa doação com muita alegria”, ressalta a diretora da AME, Nanci de Moraes.

Paulo Freire nasceu em 1921, no Recife. É o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais, conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome. Faleceu em São Paulo, em 1997. O documento final do Simpósio do Pensamento Paulo Freire, realizado em Poços de Caldas em setembro de 92, com a síntese dos principais pontos debatidos no evento, está disponível para consulta na internet no link: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/2452/3/FPF_PTPF_10_032.pdf.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social