Capacitação sobre acolhimento começa a ser feita na Atenção Básica

Encontros serão realizados nas 37 unidades de saúde de Poços

Exibição de vídeos, realização de dinâmicas, simulação de casos, leitura de textos e discussões. Por meio de metodologias ativas de ensino, o acolhimento é tema de capacitação que começou a ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde.

Ministrada pelas apoiadoras da Atenção Básica, serão três encontros realizados com cada uma das 37 equipes das unidades, composta por: médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, auxiliar de higienização, agentes comunitários de saúde, além dos profissionais de saúde bucal. “Acolhimento é uma postura do profissional, é ouvir o paciente e resolver cada situação da melhor forma possível. Nosso objetivo é sensibilizar sobre essa importância, é um convite a reflexão sobre o processo de trabalho na unidade”, comentou Elaine Cristina Souza, apoiadora.

Cada encontro com as equipes, dura em média, duas horas. A capacitação é baseada em material teórico da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “A UBS é a porta de entrada preferencial do sistema público de saúde, mas por questões culturais dos pacientes e por falhas no acolhimento, muitos casos que podem ser atendidos nas unidades básicas, acabam indo para os pronto atendimentos, afogando o serviço destes locais. Trabalhar a questão do acolhimento visa também melhorar este fluxo”, explicou a coordenadora da Divisão de Atenção Básica, Camila Bacelar.

A equipe da UBS Quissisana, que tem mais de três mil pacientes cadastrados mas atende uma área com público estimado em mais de cinco mil pessoas, já recebeu o primeiro encontro da capacitação. “Achei bem interessante. Teve muita participação da equipe, todo mundo interagiu. Foi para refletir, entender, pensar e construir junto o que é acolhimento”, disse a enfermeira Miriam dos Reis.

“Além de melhorar a resolutividade do atendimento na Atenção Básica, sem dúvidas, pensar o acolhimento como item fundamental do serviço, melhora também a qualidade da assistência prestada à população”, finalizou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

A capacitação sobre acolhimento será realizada nas unidades básicas de saúde do município durante os meses de novembro e dezembro.