Cultura recebe 148 projetos para concessão de patrocínio

Projetos nas áreas culturais devem apresentar critérios como acessibilidade, fomento à cadeia cultural do município e temática exclusivamente brasileira, entre outros

A Secretaria Municipal de Cultura recebeu 148 propostas de projetos a serem selecionados para Concessão de Patrocínio pela Prefeitura, que substitui o Patrocínio Direto do Grupo DME, extinto por força de Lei. O edital na área de cultura abriu prazo de 21 de janeiro a 8 de fevereiro e pode ser acessado no link https://bit.ly/2FO9ZoC

A chamada pública beneficia as áreas de Esportes, Cultura e Promoção Social. O total a ser investido corresponde a 3% do lucro estimado do Grupo DME, que são repassados à Prefeitura, como forma de dividendos, o que representa aproximadamente R$ 1,5 milhão, sendo R$ 650 mil para as áreas de Cultura e Esportes e R$ 200 mil para Promoção Social.

Após o recebimento das propostas, uma comissão formada por servidores das secretarias de Cultura e de Turismo irá realizar a pré-análise dos documentos. Após, haverá a análise dos conteúdos das propostas, conforme as diretrizes do Sistema Municipal de Cultura.

Desta forma, os projetos devem abranger as diversas manifestações culturais no município, da cultura popular, erudita e da indústria cultural; oportunizar a formação de público; a descentralização das atividades culturais; apresentar critérios como acessibilidade, fomento à cadeia cultural do município e temática exclusivamente brasileira, entre outros.

Para a política pública de cultura, trata-se de um mecanismo de grande relevância e estratégico para o desenvolvimento humano e social de Poços de Caldas, sendo uma das metas cumpridas do Plano Municipal de Cultura em consonância com o Sistema Municipal de Cultura.

A análise dos projetos acontece de 11 de fevereiro a 7 de março, com resultado dos aprovados sendo divulgado no dia 8 de março.

.