DMAE e Saúde vão fazer controle de ratos e baratas na área central

O controle será realizado com produtos químicos biodegradáveis

O DMAE e a Vigilância Ambiental, em conjunto com uma empresa terceirizada especializada, realizarão a partir de 5 de fevereiro, serviços de controle de vetores na área central. Vetores são os insetos ou animais, como pulgas, cupins, formigas, baratas, ratos etc que, que possam transmitem doenças aos humanos.

O controle será realizado com produtos químicos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente, a saúde humana e os corpos hídricos da cidade, seguindo determinações e procedimentos recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.

Em alguns locais, será necessária realizar sinalização específica para minimizar interferências no trânsito de veículos e pedestres.

Recomendações

O controle das baratas será realizado mediante aplicação dos produtos químicos, nebulizando os poços de visita (PVs) na área central. Embora a nebulização não seja prejudicial à saúde, o DMAE recomenda que as pessoas coloquem tapetes nos ralos para evitar a possibilidade das baratas entrarem em instalações de residências e empresas. Já o controle dos roedores será realizado mediante a colocação de produtos específicos em iscas colocadas nas redes de esgoto. T

Todos estes serviços fazem parte de um acordo técnico detalhado, incluindo responsabilidades e medições, com a presença de fiscais do DMAE e da Vigilância Ambiental acompanhando todos os trabalhos.