Você está em:

DME divulga norma técnica sobre projetos de iluminação pública

A norma técnica INIGSE004, que dispõe sobre os procedimentos para projetos de iluminação pública (IP), está disponível para consulta no site da DME (http://www.dmedsa.com.br/images/arquivos/Normas/INIGSE004.pdf). 

O documento foi disponibilizado no mês passado e tem como objetivo estabelecer os procedimentos técnicos e critérios básicos para a elaboração de projetos de instalação de iluminação pública nas redes aéreas de distribuição urbanas, rurais e subterrâneas no município.

“É importante que as pessoas saibam como funciona o serviço, desde a solicitação, levantamento de campo, elaboração do projeto e execução do serviço. Além dos itens técnicos, que abordam os componentes estruturais, tipos de luminárias, entre outros, lá estão descritos os itens analisados para a definição do sistema de iluminação necessário para cada local”, explica Nivaldo Donizetti, gerente de serviços especiais.

Destaques

A partir de agora, todo novo loteamento já deverá ser implementado utilizando tecnologia LED na iluminação pública. A tecnologia se mostra muito aderente aos novos parâmetros de sustentabilidade e economia. Isso foi possível devido à constante redução de preço das luminárias LED.

Os novos projetos de IP também não deverão prever numa mesma rua ou avenida, em intervalos de um quarteirão, instalação de lâmpadas de potências diferentes ou de princípios de funcionamento diferentes ou pontos escuros. Qualquer tipo de solicitação de IP, diferente das IPs padronizadas e homologadas, deverá ser solicitado às respectivas Gerências de Ativos da DME e Prefeitura Municipal, para posterior análise e deliberação.

“Sabemos da importância da iluminação pública para a cidade. Recebemos muitas solicitações nesse sentido. Por isso, a norma está bem clara, com desenhos ilustrativos. Lembrando que a população pode continuar informando os casos de lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia, através do nosso canal de atendimento 24 horas, 0800 035 0196”, orienta Alexandre Postal, diretor superintendente da DME Distribuição.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social