Você está em:

Exposição que retrata o Planalto de Poços de Caldas é destaque no Museu em dezembro

Exposição ‘Entre Águas e Montanhas’ pode ser conferida no Museu até o dia 29

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebe, de 11 a 29 de dezembro, a exposição ‘Entre Águas e Montanhas’ do fotógrafo Bruno Alves, com curadoria de Gil Sibin. A exposição retrata o Planalto de Poços de Caldas em um trabalho que estimula um fluxo de sensações e memórias de caráter histórico, cultural e afetivo, numa cidade em transformação contínua, fragmentadas entre a beleza e o futuro.

Reunindo fotografias que registram momentos de transformação e desgaste, o artista apresenta imagens fragmentadas da cidade de Poços de Caldas e cria possibilidades de múltiplas interpretações, como se fosse um quebra-cabeça de várias faces. Preocupado em documentar a cidade nesse estado de transição, Bruno Alves recria as paisagens a partir de um recorte, olhando para baixo e vendo o tempo alterando, movendo o tecido urbano. As fotografias procuram se prolongar umas sobre as outras, amarrando-se e criando uma imagem maior que permite certa autonomia para estabelecer algo que é muito diferente e ainda mais potente do plano da parede.

A equipe envolvida na proposta se preocupou ainda com a acessibilidade, e de forma inovadora para a cidade de Poços de Caldas traz textos que descrevem ludicamente a exposição em braile, o que possibilita o acesso das pessoas com deficiência visual.

Segundo o fotógrafo, “para quem perdeu a visão, o contato com a arte visual é sempre um desafio, por isso propor mecanismos que trazem formas de superar as barreiras de acessibilidade se torna uma missão e também uma responsabilidade do artista, já que a arte é emoção e existe para comover e transformar a percepção da realidade. Nessa exposição, ainda que de forma breve, deficientes visuais poderão ter contato com os registros que retratam a cidade.”

A proposta faz parte de um projeto cultural viabilizado pelo Edital para Concessão de Patrocínios da Prefeitura de Poços de Caldas e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

texto e fotos: divulgação

Deficientes visuais também poderão conferir a exposição, que trará descrição das imagens em Braile

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social