Janeiro Branco chama atenção para a importância do cuidado com a saúde mental

Durante todo o ano, ações públicas dirigidas aos profissionais de Saúde e à sociedade em geral, visam romper preconceitos

Por uma cultura da saúde mental”: este é o tema do Janeiro Branco, campanha que visa alertar para a importância da saúde mental e emocional. Por meio do envolvimento dos meios de comunicação e dos profissionais da saúde, o objetivo é gerar reflexão a respeito das nossas emoções, dos nossos relacionamentos, pensamentos e comportamentos, com o intuito de prevenir o adoecimento emocional da humanidade. “O Janeiro Branco busca mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus, apresentando a saúde mental como conceito de equilíbrio que proporciona bem-estar de forma ampliada, ao indivíduo e à sociedade. Cresce o número de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito. Isso mostra como as pessoas precisam começar a cuidar também dos aspectos mentais e emocionais de suas vidas”, avaliou Cristina Gadelha Navarro Vieira, assistente social e coordenadora do CAPS II Girassol.

O CAPS é o Centro de Atenção Psicossocial. O local recebe encaminhamentos feitos por médicos, pelas escolas ou pela justiça, além de pacientes que procuram pelo serviço, de forma voluntária. A equipe multidisciplinar é composta por psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeiro e auxiliares de enfermagem, assistente social, psicólogo, instrutor e oficineiro. As atividades incluem acolhimento, grupos terapêuticos, oficinas de canto, poesia, yoga e artesanato, atendimento psicoterápico individual e acompanhamento das famílias dos pacientes. Em Poços, há também o CAPS AD – Álcool e Drogas. “Sempre é tempo de falar desta importância de nos preocuparmos com a nossa saúde mental. Normalmente, a gente se preocupa com a saúde do corpo, com a saúde física e negligenciamos a saúde mental e é fundamental mudar esta cultura, no sentido de prevenir doenças e de ter mais qualidade de vida”, disse Stela Marys Baldon, coordenadora do CAPS AD. No município, CAPS II e CAPS AD integram a Rede de Atenção Psicossocial, também composta pelas unidades básicas de saúde e pelos pronto atendimentos da UPA e dos Hospitais Margarita Morales e Santa Lúcia.

Durante todo o ano, a Rede realiza ações de debates, discussões, encontros e matriciamento junto aos profissionais de saúde, além de ações públicas dirigidas à sociedade em geral, no sentido de romper preconceitos e divulgar a Política da Reforma Psiquiátrica; que extinguiu os manicômios e criou equipamentos de tratamento humanizado; respeitando os direitos dos portadores de transtornos mentais e/ou dependência química. “Felizmente, a saúde mental vive outro momento no Brasil, com a desospitalização e esta nova forma de atendimento que valoriza a inclusão e o bem-estar do paciente, também incluindo a família neste processo. Nosso atendimento de saúde mental é referência pela estrutura que temos e pela equipe dedicada que merece todo nosso reconhecimento”, afirmou Flávio Togni de Lima e Silva, secretário de Saúde.

Atividades desenvolvidas nos CAPS promovem a inserção social dos atendidos

Atendimentos de saúde mental podem ser buscados nas unidades básicas de saúde ou diretamente nos CAPS II Girassol e AD. O CAPS II fica na Avenida Doutor David Benedito Ottoni, 260, Jardim dos Estados, com atendimento de segunda a sexta, das 7h às 17h. Já o CAPS AD funciona na Rua Paraíba, 200 e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.