Mostra Artística da Educação Integral lota Espaço Cultural da Urca

O Espaço Cultural da Urca ficou lotado para a Mostra Artística da Educação Integral, realizada nos dias 22 e 23 de outubro. Neste ano, a mostra teve como tema “Diversidade e Cultura Brasileira”, com curadoria da arte-educadora das secretarias de Educação e Cultura, Daniela Marco Antônio Alvisi.

Durante a mostra, 13 escolas municipais com educação integral e nove unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ) apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2018. “A mostra foi um grande sucesso e as apresentações foram maravilhosas”, destaca a coordenadora do PMJ, Michele Santana.

Ela explica que, desde o início de 2018, a educação integral do município vem desenvolvendo suas atividades de acordo com quatro eixos de trabalho: arranjos culturais, corpo e movimento, educação científica e direito à cidade. “As apresentações foram direcionadas também a este trabalho com os eixos que estamos desenvolvendo desde o início do ano”, ressalta.

A mostra teve curadoria da arte-educadora Daniela Alvisi. A temática foi definida conjuntamente com as unidades. O objetivo é apresentar à comunidade o que as unidades com educação integral produziram durante o ano letivo. “Ao longo desse segundo semestre, fizemos reuniões de orientação com os representantes das unidades e fomos organizando as ações no sentido de atender essa demanda temática, dentro de um tempo máximo comum de apresentações para privilegiar o público, além de organizar também questões de figurino e cenário e arquivos de áudio e vídeo para que a curadoria pudesse atuar de forma a garantir a unidade das apresentações”, conta Daniela.

Além das apresentações no palco do Teatro Benigno Gaiga, foi realizada também exposição dos trabalhos de arte-educação entre artesanato, artes plásticas e artes visuais. “Essas peças ficaram expostas no Salão Bruno Filisberti e, assim, pudemos contemplar várias linguagens dos trabalhos culturais e artísticos que são produzidos pelos nossos alunos da educação integral. Tivemos sempre a preocupação de valorização da produção cultural dos estudantes e também com formação de público. Acreditamos muito no potencial artístico dos alunos da rede municipal de ensino”, enfatiza a arte-educadora.

Atualmente, a Educação Integral do município atende aproximadamente 3.000 alunos, no contraturno escolar, oferecendo atividades variadas como teatro, cricket, tênis, xadrez, artesanato, hip hop, apoio pedagógico, natação, entre outras.

A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.