Música nas Montanhas tem concerto com orquestra sinfônica neste sábado

Evento será na Urca com entrada gratuita

Sob regência do maestro Jean reis, a 20ª edição do Música nas Montanhas (FMM) de Poços de Caldas apresenta, neste sábado (12), o concerto especial de abertura do Festival, trazendo a Orquestra Sinfônica e convidados.

O espetáculo promete ser um dos pontos altos da programação do evento, que ocorre até o dia 19 de janeiro, oferecendo concertos todas as noites, às 20h30, no Teatro Municipal da Urca, com entrada gratuita.

A apresentação traz como solistas, os músicos Dinho Nogueira & Zé Barbeiro e Araçá Quarteto. No programa, obras de Richard Strauss, Dinho Nogueira, Zé Barbeiro, Pixinguinha, Zequinha de Abreu e Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Para garantia de lugares, a organização pede que o público chegue com antecedência ao Teatro.

Além dos espetáculos noturnos, o evento promove apresentações em diferentes locais e horários, modificando completamente o panorama da cidade mineira de Poços de Caldas, que recebe cerca de 600 estudantes de todas as partes do Brasil e exterior. Também no sábado, às 11h, o Instituto Moreira Salles recebe o concerto de encerramento do workshop de violão e improvisação.

No domingo (13), o espetáculo fica por conta da ópera “O empresário”, de Wolfgang Amadeus Mozart, apresentando a Orquestra Versatilis e solistas do Encontro Nacional de Canto. O espetáculo tem direção cênica de Francisco Mayrink, preparação dos alunos da classe de canto, de Francisco Campos e regência do maestro Jean Reis.

Durante uma hora, a ópera narra a árdua tarefa de um empresário para contratar um elenco e lidar com um grupo de artistas. Em apenas um ato a música e textos falados se alternam após uma abertura que traduz o inconfundível estilo mozarteano. Der Schauspieldirektor, como é seu título original, foi composta em 1786 utilizando o libreto alemão de Johan Gottlieb Stephanie, um empresário teatral austríaco.

Também no domingo, a série de concertos especiais realiza diversos espetáculos em locais e horários alternados:
– 10h45 – Igreja de São Domingos R. Padre Henri Moton, 10.
– 11h – Mercado Municipal / Rua Pernambuco, s/n .
– 18h – Igreja do Evangelho Quadrangular / Rua Dr. Mário de Paiva, n° 290

O Festival Música nas Montanhas é enquadrado nas leis de Incentivo à cultura de Minas Gerais e Rouanet e conta com o patrocínio do Grupo DME, além de co-patrocínio das empresas Curimbaba e Togni S/A. A programação completa da 20ª edição do evento pode ser acessada no www.festivalmusicanasmontanhas.com.br