Outubro Rosa tem programação especial em diferentes pontos da cidade

Atividades no Hospital da Zona Leste foram para as pacientes do Programa Saúde da Mulher

Ao longo do mês, atividades de orientação e conscientização do Outubro Rosa estão sendo realizadas em diferentes pontos de Poços. O movimento mundial visa esclarecer sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e o câncer de colo de útero.

Hospital da Zona Leste
Na manhã desta sexta, 26, teve orientação, exame clínico das mamas, coleta de preventivo e café da manhã especial para as pacientes do Programa Saúde da Mulher, no Hospital da Zona Leste. “Foi muito legal e é muito importante falar sobre isso”, comentou Jéssica Faria Cavalcante, 25. “Aproveitamos a sexta pela manhã que sempre tem bastante movimento, para realizar o nosso Outubro Rosa, uma maneira de movimentar e ao mesmo tempo, chamar a atenção para o assunto”, comentou a enfermeira Lucimara Siqueira Costa Papi.

Fepasa
Na noite da quinta, 25, teve Outubro Rosa também na Estação Fepasa. A programação incluiu tenda com orientações individuais de diagnóstico e prevenção, testagens de infecções sexualmente transmissíveis e aferição de pressão arterial. A ação teve ainda palestra informativa, apresentações musicais, maquiagem, cortes de cabelo para doação à Rapunzel Solidária e exposição de trabalhos artesanais dos atendidos na Casa Abrigo São Francisco. A mobilização teve a participação das equipes do Consultório na Rua, do Programa Municipal DST/AIDS, de Estratégia de Saúde da Família e do CAPS Girassol – Centro de Atenção Psicossocial. O Outubro Rosa na Fepasa teve a parceria das secretarias municipais de Promoção Social, Turismo e Obras; da Faculdade Pitágoras, da Escola Dom Bosco e do Gaapo – Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente de Câncer. “A ação foi voltada especialmente para o público dos abrigos e pessoas em situação de rua e o resultado foi satisfatório no sentido de levar a prevenção para todos”, afirmou a apoiadora da Atenção Básica, Heloísa de Moura Lessa Barroso.

UBS Maria Imaculada
Também nesta quinta, 25, mas no período da tarde, teve Outubro Rosa na unidade básica de saúde Maria Imaculada. Além dos atendimentos de saúde, teve dia da beleza, com corte, escova e maquiagem. “Ao longo do mês, tivemos várias atividades e ainda teremos algumas na próxima semana, como sessões de alongamento, massagem, reiki e sorteio de brindes”, informou o enfermeiro Wagner Costa.
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual e que possui entre 25 e 64 anos de idade deve fazer a coleta do exame preventivo. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia a cada dois anos. A programação do Outubro Rosa segue até o próximo dia 31. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para se informar e participar!

Na Fepasa, teve Outubro Rosa para pessoas em situação de rua e atendidos em abrigos