Você está em:

Programa de Castração Animal registra mais de 7 mil cirurgias realizadas

Cadastros voltam a ser feitos na Secretaria de Saúde, na primeira semana de março

8.335 animais cadastrados e 7.006 cirurgias realizadas: estes são os resultados do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa teve início no final de 2017, com o lançamento do Projeto Melhor Amigo e desde então, cães e gatos têm sido atendidos nas clínicas particulares credenciadas para a finalidade. Todos os animais atendidos recebem também, o microchip de identificação. É este microchip que permite à equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, localizar o domicílio e o responsável por este bichinho, caso ele se perca. “Além dos números que são muito satisfatórios, temos que ressaltar a qualidade destes atendimentos, feitos em estrutura adequada para a saúde dos animais e com acompanhamento inclusive no pós-operatório. Temos uma demanda já certa para o atendimento semanal. A população assimilou e utiliza ativamente o serviço”, comentou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental. “É com muita alegria que atingimos estes resultados que representam a nossa preocupação com a causa animal, trazendo uma série de medidas que demonstram isso de forma prática”, avaliou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva. “Ficamos muito felizes pela população ter abraçado as iniciativas que têm total apoio do prefeito Sérgio Azevedo”, complementou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Clínicas Credenciadas

No ato da cirurgia, animais recebem microchip de identificação

São quatro estabelecimentos: Animal Zoo no Country Club; Pet House na Vila Nova; Dr. Darcy no Caio Junqueira e a AAPA – Associação dos Amigos e Protetores dos Animais, no Conjunto Habitacional. O responsável pode escolher em qual clínica quer que o animal seja atendido, no ato do cadastramento e já sai com a guia de autorização de cirurgia da Secretaria de Saúde. As clínicas têm o prazo de até três meses para a realização do procedimento.

Alteração no Atendimento

Em função do feriado de Carnaval, quando as repartições públicas permanecem fechadas na segunda, 24 e na terça, 25, o cadastramento do Programa Municipal de Castração Animal volta a ser feito na segunda, 2 de março. O atendimento é toda segunda-feira, a partir de 8 da manhã, na Secretaria Municipal de Saúde, na esquina das ruas Pará com Rio Grande do Sul. 100 senhas são distribuídas semanalmente. Importante lembrar que para o cadastramento de cães e gatos no Programa, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência do responsável pelo animal.

Projeto Melhor Amigo

Além do Programa Municipal de Castração, o Projeto Melhor Amigo contempla outras medidas de atenção à causa animal, como: inauguração do Espaço Animal no Parque Municipal Antônio Molinari; a Feira Permanente de Adoção; atividades educativas sobre posse responsável nas creches e escolas do município; as obras de melhoria na estrutura física do Abrigo de Animais; a reforma completa do CCZ e a criação do Comvida – Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Valorização da Vida Animal.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social