Saúde Bucal amplia rede de urgências durante pandemia de Covid – 19

Somente urgências e emergências estão sendo atendidas durante a pandemia

O setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza mais um telefone para o agendamento de urgências e emergências odontológicas. Pelo número 3729-6500, os usuários do SUS, o Sistema Único de Saúde, também podem tirar dúvidas e receber orientações. O serviço é disponibilizado pela Fungotac, por meio de convênio com o Município. A cada atendimento, sala, ferramentas e equipamentos precisam passar por um processo de desinfecção total e os profissionais fazem a troca de toda a paramentação e dos EPIS – equipamentos de proteção individual, o que gera mais tempo entre um paciente e outro. Além deste canal de atendimento, há o trabalho desenvolvido pelo CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, também exclusivamente por meio de agendamento telefônico prévio, pelo 3714-6315. O objetivo desta logística é evitar a aglomeração de pessoas nas unidades, cuidado essencial para a contenção do Novo Coronavírus – Covid 19. Procedimentos odontológicos oferecem alto risco de contaminação cruzada, tanto dos profissionais, quanto dos pacientes, devido a produção de aerossol na realização dos atendimentos. Todos os serviços eletivos do serviço de Saúde Bucal, ou seja, aqueles de rotina, foram desmarcados. As medidas estão de acordo com orientações do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Odontologia. É fundamental que pacientes com sintomas de gripe ou resfriado, portadores de doenças crônicas ou com mais de 60 anos de idade, evitem procurar o dentista, com exceção dos casos de urgência. Os atendimentos nos consultórios das Unidades Básicas de Saúde também seguem suspensos, até que as medidas de contenção não sejam mais necessárias. As equipes de saúde bucal continuam com os processos de acolhimento no apoio ao cuidado da população. Há também o plantão de urgência e emergência, com cirurgiões dentistas que podem ser acionados, pelas equipes da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales. O plantão funciona de segunda a sexta, das 22h às 7h e 24 horas, em sábados, domingos e feriados. Casos que envolvam risco de morte continuam sendo atendidos no Hospital Santa Casa.