Saúde leva ações de orientação e diagnóstico da Sífilis para a feira livre

Atendimento foi realizado na manhã de sábado

“A gente vê falar sobre essas doenças na TV. Muito bom ter esse atendimento aqui perto da gente”, comentou a diarista Cacilda Pereira de Paiva Sandy, 56. Acompanhada do marido, João Batista Sandy, 59, entregador, juntos tiraram dúvidas e fizeram o teste rápido com resultado em poucos minutos. “Muito bom ter isso aqui”, ele complementou.

O atendimento em frente ao Restaurante Popular fez parte da programação do Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, instituído por lei, como sendo o terceiro sábado de Outubro. Enquanto uma parte da equipe do Programa Municipal DST/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde participava da ação na feira livre, outra realizou a entrega de materiais informativos e de preservativos, no semáforo da esquina da Avenida Francisco Salles com Rua Corrêa Neto.

Em 2018, foram registrados em Poços, 103 casos de sífilis, que é uma Infecção Sexualmente Transmissível, por relações sexuais sem preservativo. Sem tratamento, pode causar lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares, neurológicas e até a morte. No caso da sífilis congênita, o contágio é por via vertical da gestante para o filho e pode gerar má formação no feto. Os efeitos incluem alterações ósseas, surdez neurológica, dificuldades no aprendizado e retardo mental. A doença tem cura e o tratamento medicamentoso é oferecido pelo SUS. Na ação de sábado, foram realizados 137 testes rápidos com cinco resultados positivos para sífilis e um para hepatite C.

“Todos estes pacientes foram encaminhados para o Programa para confirmação do diagnóstico e início de tratamento. Ações como esta de sábado são muito importantes para difundir a informação e ao mesmo tempo atender a um público que dificilmente procuraria pelo atendimento especializado de forma espontânea. Importante ressaltar ainda a faixa etária atendida na feira que foi acima dos 40 anos”, avaliou a enfermeira Dirce Tomoko Hara Soares, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS.

O Programa funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, no prédio da secretaria de Saúde, na esquina das Ruas Rio Grande do Sul com Pará. As 37 UBSs – Unidades Básicas de Saúde também realizam o teste rápido e fazem o encaminhamento dos pacientes para atendimento especializado.

Motoristas também foram orientados, por meio da distribuição de panfletos