Saúde recebe capacitações ministradas pelo Hospital Sírio-Libanês

Representante do Sírio-Libanês foi recebido na Secretaria de Saúde, pelo secretário e pela coordenadora da Atenção Básica

Cursos de Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência e de Especialização em Preceptoria no SUS serão oferecidos a partir de maio, em Poços. A ação é parte do Proad – Projeto de Apoio Institucional ao Desenvolvimento do SUS, iniciativa do Ministério da Saúde, executada em parceria com hospitais e instituições de excelência. O Município participa como contrapartida, oferecendo auxílio na organização e na realização das atividades na cidade, por meio de apoio de equipes e estrutura física para os encontros.

Poços recebeu o projeto pela primeira vez em 2017. A ação é voltada para localidades que possuem atividades de residência multiprofissional, em enfermagem ou em medicina, por exemplo. “O principal intuito é qualificar e aprimorar o exercício do ensino da preceptoria no município de Poços de Caldas. O diferencial é que desta vez, como parte integrante do curso, serão desenvolvidos projetos de intervenção, onde os próprios participantes irão verificar o que precisa ser melhorado e propor estas mudanças, intervindo de fato na realidade”, explicou Daniel Freire Nordi, docente do Hospital Sírio-Libanês, que esteve em Poços, nesta quarta, 6, para conversar com o secretário de Saúde e apresentar o cronograma das atividades. “É com muita alegria que recebemos mais uma vez este trabalho do Hospital Sírio-Libanês e do Ministério da Saúde, fruto também da nossa disposição, sempre exposta em todas as reuniões regionais da qual participamos, dentro do compromisso de investimentos em capacitações constantes para a nossa equipe. Somos parceiros e estamos à disposição no que puder ser feito para a melhor execução deste projeto que evidencia a importância do SUS no contexto da saúde no Brasil”, disse o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.

Na sequência, em uma reunião realizada na Associação Médica de Poços, com as presenças de coordenadores de diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde, do COSEMS – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, e das instituições de ensino Pitágoras, PUC e Unifenas, foram divulgadas mais informações sobre o projeto. Os dois cursos terão início em maio de 2019 e terminam em dezembro de 2020. Para a especialização, destinada a profissionais de saúde que atuam no ensino profissionalizante, serão 20 vagas, com encontros mensais, realizados em Poços. Já para o curso de aperfeiçoamento serão até quatro vagas para gestores, com encontros mensais realizados em São Paulo este ano e em Poços, em 2020.

Em reunião, coordenadores de diversos setores da Saúde, do Pitágoras, da PUC e da Unifenas conheceram mais sobre o projeto

A Comissão Gestora Local foi formada na reunião desta quarta e será a responsável pela indicação de possíveis candidatos e pela seleção dos participantes que precisam se encaixar no perfil definido. “As novas diretrizes curriculares colocam a Rede SUS como espaço preferencial para o estágio de alunos da área da Saúde e neste sentido, todos precisam estar preparados para auxiliar estes alunos. Sem dúvidas é um ganho para os nossos serviços”, avaliou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.