‘Sopradores’ melhoram a qualidade da limpeza nas vias pública

O uso de ‘sopradores’ no serviço aumentou a eficiência da limpeza pública

Há muitos anos, diariamente, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos faz a limpeza de cerca de 3 km da avenida João Pinheiro, no trecho que corresponde aos dois lados da via, entre o Complexo da Urca e o Parque Municipal. Desde o início do ano, no entanto, a operação vem sendo feita com o uso de ‘sopradores’. Nesse período, se constatou o aumentou da eficiência e a rapidez nos serviços de varrição, recolhimento de mato, poeira e folhas.

O coordenador do Serviço de Limpeza da Área Central (Selac), Rogerlan da Silva dos Santos, informa que com a utilização de ‘sopradores’, o serviço neste setor passou a ser realizado e em apenas uma hora. Segundo ele, antes com a varrição manual, a operação iniciava, às 6h e custava meio-dia de turno de trabalho. “Esse ganho de produtividade, permitiu o deslocamento da equipe para outros setores da cidade”, comentou.

Rogerlan avalia que o atual sistema permite uma boa qualidade no serviço, pois limpa melhor a sujeira escondida, recolhe mato e folhas, inclusive aquelas localizadas embaixo de veículos, coisa que com a vassoura era difícil.

O coordenador observa, ainda, que no horário atual de início, às 4h, o trabalho rende muito mais e também os servidores têm maior segurança, porque é menor o tráfego de veículos na via. De acordo com ele, caso a operação tivesse início, às 6h, como era antes, obrigaria o deslocamento da Guarda Municipal e de agentes do Demutran, ao local para promover a interdição parcial da pista.

Os ‘sopradores’ também são usados em outras via, além da av. João Pinheiro

Incômodo

Rogerlan Silva avalia que a maior agilidade na limpeza das vias, com uso de ‘sopradores’, está comprovada pelos próprios servidores. Para ele, o incômodo à população é mínimo, porque considerando a área (3 km) de operação e o tempo médio de tarefa (1h), os trabalhadores gastam menos de cinco minutos, em frente de cada imóvel da avenida.

Rua São Paulo

A mesma equipe da Selac é também responsável pela manutenção diária da rua São Paulo, uma via na área central que acumula muitas folhas de árvores. A operação inicia, por volta das 5h, e é concluída em pouco mais de 30m. Com o uso de vassouras, como era antes, o mesmo trecho, entre a praça Pedro Sanches e a rua Assis Figueiredo, levava mais de 1h30 para ser limpo.
“Outros locais também são limpos com o uso de ‘sopradores’, como as avenidas Francisco Salles, Antonio Carlos e Santo Antonio e as ruas Maranhão, Piauí e Pará. E onde houve necessidade”, completou Rogerlan.

Os ‘sopradores’ permitem limpar melhor também embaixo de veículos