Você está em:

Unidades Básicas de Saúde fazem atividades para falar sobre a importância da vacinação

Agentes comunitários de saúde do Esperança 2 orientam sobre imunização na sala de espera

No calendário da saúde, todo mês tem um tema central como proposta a ser trabalhada nas unidades básicas. Com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da vacinação, imunização é o assunto de abril e diversas equipes já realizaram mobilizações. Os profissionais da UBS Maria Imaculada participaram da reunião de pais realizada no Centro de Educação Infantil Beija-Flor, na semana passada. “Falamos sobre a vacinação e especificamente do calendário vacinal para as crianças menores de cinco anos, que é a faixa etária atendida na creche. Também divulgamos o trabalho de puericultura que acompanha o crescimento e o desenvolvimento da criança e falamos de toda a equipe presente na unidade, de pediatra, nutricionista, médico e enfermagem, para atendimento”, contou o enfermeiro Wagner Barreto Costa. A equipe da UBS Vila Nova foi para a porta do Centro de Educação Infantil Milton Ferreira Costa, para fazer panfletagem e conversar com os pais. “Fomos às 7 e às 13 horas para pegar o público dos dois horários. Falamos da vacinação, inclusive da campanha contra a Influenza e esclarecemos dúvidas”, comentou a enfermeira Rosana Neder. Na UBS Esperança 2, toda semana tem sala de espera sobre imunização, ação coordenada pelos agentes comunitários de saúde da área. “Apresentamos o calendário vacinal, demos orientação e atualizamos a vacinação, inclusive, de pessoas que nem tinham o cartão, tem sido muito bom”, avaliou Lívia Antônia Torre, enfermeira.

Equipe do Vila Nova fez panfletagem na porta do Centro de Educação Infantil

Equipe do Maria Imaculada foi até o CEI Beija-Flor, conversar com os pais e educadores

Estas ações são fundamentais e fazem parte da essência da Atenção Básica que é a prevenção e a promoção de saúde. Temos aí a união de esforços de diferentes setores para levar mais informação à população, especialmente durante esta campanha que tem como foco a busca de uma satisfatória cobertura vacinal contra a Influenza. Todos estão de parabéns pelas iniciativas”, disse o secretário de Saúde Carlos Mosconi.

Influenza

A dose imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados. Em Poços, são 20 postos de vacinação para a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Devem se vacinar: gestantes, crianças a partir dos seis meses a até seis anos de idade incompletos, adultos com 60 anos de idade ou mais, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O dia D, de Mobilização Nacional, será 4 de maio, sábado. A sala do centro, na Policlínica Central, funciona em horário estendido, durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza, das 8h às 18h. As demais salas atendem das 8h às 16h30, de segunda a sexta. É importante levar um documento oficial com foto, além da carteirinha de vacinação. Lembrando que em função do feriado da Semana Santa, o atendimento vai até esta quarta, 17 e retorna ao normal na segunda, 22. A população estimada para a campanha em Poços é de 46.284 pessoas. Em 2018, a cobertura total obtida foi de 93,36%.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social