Você está em:

Voluntários da Festa de São Benedito participam de treinamento com Vigilância Sanitária

Treinamento foi na manhã desta segunda, 29

Começa na próxima quarta, 1 e vai até o dia 13 de maio, a 115ª edição da Festa de São Benedito. Haverá barracas com comidas típicas e bebidas quentes, parque de diversões, além de eventos culturais e religiosos. Com o objetivo de informar e esclarecer as dúvidas de quem vai comercializar alimentos durante a Festa, a Vigilância Sanitária realizou nesta segunda, 29, o Treinamento de Manipuladores de Alimentos. Os temas abordados foram: higiene pessoal, manipulação, conservação e armazenamento de alimentos e ingredientes de lanches e porções e uso adequado de EPI’S – equipamentos de proteção individual. A Capacitação foi no período da manhã, no prédio da Faculdade Pitágoras. Participaram cerca de 20 pessoas – representantes de entidades assistenciais que serão os responsáveis pela venda dos tradicionais doces e representantes das paróquias, responsáveis pelas barracas que servem as refeições. “Foi mais uma oportunidade para reforçar a importância destes cuidados com a manipulação e a conservação destes alimentos, de forma a garantir uma festa saudável para todos. Estamos realizando este trabalho já há alguns anos e é visível a melhoria na qualidade que nós temos acompanhado neste período”, afirmou Rosilene Faria, coordenadora da VISA. A certificação do treinamento deverá estar nas barracas, visível ao público, durante a Festa. “A Saúde por meio do SUS, está presente em todos os momentos da vida da população. Este trabalho importantíssimo, desempenhado pela equipe da Vigilância Sanitária, na Festa de São Benedito, é mais um exemplo disso”, disse Carlos Mosconi, secretário de Saúde.

Algumas Recomendações

Objetivo é orientar quem vai preparar e, ou comercializar alimentos na Festa

Manter a limpeza das panelas e utensílios usados na preparação dos lanches e porções. As mesas utilizadas na manipulação de alimentos devem ser revestidas de material impermeável. A cozinha deve ser limpa diariamente, os equipamentos devem estar em bom estado de conservação e quando não estiverem em uso, precisam ser cobertos e protegidos. A lavagem das mãos deve ser feita sempre antes do início do trabalho e após a utilização do banheiro. O uso do álcool gel é indicado para assepsia das mãos. Os manipuladores de alimentos deverão, obrigatoriamente, utilizar uniforme completo, sendo proibido o uso de acessórios como brincos, anéis e relógios. Cabelos, barba e, ou bigode devem ser protegidos com o uso de máscaras. Não é recomendável fumar na área de preparo. Para conservação dos alimentos, a temperatura indicada pelo fabricante deve ser respeitada e continua proibida a utilização da maionese caseira. Molhos devem ser disponibilizados em sachês e canudinhos, embalados individualmente. No caso dos doces, a recomendação é fazer a exposição em vitrine fechada e isolada, que não permita o contato direto do público com o alimento, mas somente do manipulador que fará a venda. “Durante os 13 dias da Festa, nós da Vigilância Sanitária estaremos presentes para fazer este acompanhamento e dar todo o suporte necessário. Nossa equipe também está à disposição pelo 3697-5997”, finalizou a coordenadora da Visa.

Programação

Nos finais de semana, as barracas das paróquias servem almoço. De segunda a sexta, elas vão funcionar a partir das 18h. O cardápio inclui caldos, pernil, pastel de fubá, feijoada, bebidas quentes, entre outros. Já na parte externa da festa, há barracas de doces das entidades assistenciais e também tendas de lanches. No dia 3, começa a programação cultural, com cortejo e procissão com andores. No dia 11, acontece a tradicional “retirada” dos caiapós na Fonte dos Amores. No dia 13, feriado local, haverá a procissão de encerramento. A Festa de São Benedito é realizada no pátio da Igreja de São Benedito, no centro de Poços.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social