A noite da última segunda-feira, 27 de janeiro, foi de festa para os 26 formandos da terceira turma do programa Poços Promove Jovem. A solenidade de formatura foi realizada Jefté Buffet, com coquetel e atração musical. O programa, oferecido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, em parceria com a Faculdade Pitágoras, permite o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, visando sua integração ao mundo do trabalho.
Com carga horária de 75 horas, o curso conta com dois encontros semanais de três horas de duração cada, nos quais são abordados temas voltados à inclusão produtiva, visando o desenvolvimento pessoal e profissional por meio do treinamento de competências comportamentais como proatividade, empatia, automotivação, responsabilidade, habilidades sociais, habilidades para trabalho em equipe, dentre outras necessárias para a integração no mundo do trabalho.
“Nossa proposta é que o programa seja um agente de transformação, oferecendo aos nossos usuários as oportunidades que qualquer outro adolescente tem de desenvolver todas as suas competências, habilidades e descobertas. Observamos uma grande maturidade nessa terceira turma e continuamos trabalhando para o aperfeiçoamento do projeto”, destaca a idealizadora do programa, a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.
Durante o percurso, os alunos têm acesso a diversos conteúdos sobre o mundo do trabalho, com acompanhamento dos estagiários do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, que auxiliam na preparação para a escolha da profissão, a partir do perfil e habilidades de cada aluno. Entre as temáticas abordadas estão o significado do trabalho, postura profissional, comunicação, comportamento e orientação profissional, entre outros. “Essa turma foi maravilhosa, um grupo que amadureceu bastante ao longo do projeto e aproveitou as oportunidades. Os resultados foram muito positivos”, ressalta a facilitadora do projeto, Patrícia Cristine Rodrigues.
Graciele Gomes da Silva, de apenas 14 anos, foi uma das alunas que receberam o certificado na última segunda-feira. “O projeto foi legal e deu uma ideia melhor sobre o mundo do trabalho, como se portar”, conta a estudante, que inicia o 1º ano do Ensino Médio na Escola Padrão, no Parque das Nações, já pensando em cursar a faculdade de Cinema. O juiz da 2ª Vara Criminal da Infância e Juventude, Dr. José Henrique Mallmann, prestigiou a solenidade de formatura e destacou a relevância da iniciativa.
Parceria
Dez estagiários do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras participaram desta terceira turma, além de uma preceptora, psicóloga formada que acompanha todas as atividades desenvolvidas com os jovens e adolescentes. “Tem sido um projeto de grande valia, no qual os nossos estagiários têm colocado na prática o que aprendem na teoria e também contribuído com a comunidade com o conhecimento adquirido”, avalia a professora Juliana Maria Cava, coordenadora do Estágio de Orientação Profissional.
O Poços Promove Jovem é uma realização da Secretaria Municipal de Promoção Social, em parceria com a Faculdade Pitágoras. “A base de toda instituição de Ensino Superior é trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão. Quanto mais conseguimos ajudar a sociedade na qual estamos inseridos, tornando-a melhor, como nesse curso de capacitação, estamos cumprindo o nosso papel, além de dar aos nossos alunos a oportunidade de ver como é o mundo e como eles podem atuar para melhorá-lo”, pontua a diretora da instituição universitária, Gisele Divino Rocha.