Poços de Caldas sedia, no dia 10 de março, o II Seminário sobre Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, que terá como tema “Entendendo o fenômeno”. O evento, que acontece durante todo o dia, no Espaço Cultural da Urca, vai reunir especialistas na temática e atores dos serviços que atendem mulheres vítimas de violência no município, para marcar a semana do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
A data destaca as conquistas das mulheres, a importância da mulher na sociedade e a história de lutas por direitos e igualdade entre os gêneros. O II Seminário sobre o Enfrentamento da Violência contra a Mulher é uma realização da Rede Mulher e Gêneros, Associação Fonte de Vida Nova e Secretaria Municipal de Promoção Social, com apoio da diretoria regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).
O objetivo do encontro é promover o debate de forma a fortalecer o trabalho intersetorial junto às mulheres que vivenciam situação de violência na cidade, buscando a promoção dos direitos deste público, bem como criar estratégias conjuntas para o protagonismo e o empoderamento feminino.
O evento contará com a participação de especialistas em áreas afetas ao tema para marcar a data e propor reflexões junto aos atores que compõem a Rede da Mulher e Gêneros de Poços de Caldas.
O evento é aberto ao público e será realizado das 8h às 17h, no Espaço Cultural da Urca. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link bit.do/seminariodamulher. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-3022.
“Desde o ano passado, estamos realizando uma série de seminários com temáticas referentes aos diversos públicos atendidos pela rede socioassistencial. Nosso objetivo é proporcionar momentos de estudo e atualização dos profissionais que atuam nos diversos serviços, de forma a debater e aprimorar as políticas públicas desenvolvidas no município”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.
Palestras
Já estão confirmadas as palestras sobre patriarcado, machismo e violência contra a mulher, que será ministrada pela assistente social Maria Elisa Braga e sobre questões de gênero, com a professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas, Marta Gouveia de Oliveira Rovai.
Maria Elisa Braga é assistente social formada pela PUC/SP e mestre em Serviço Social. Trabalhou por 23 anos no atendimento à violência contra a mulher no CRM/Casa Eliane de Grammont. Professora universitária por 34 anos, lecionou disciplinas como Relações de Gênero e Ética Profissional. Foi conselheira do Conselho Regional de Serviço Social/SP por duas gestões e do Conselho Federal de Serviço Social. Atualmente é membro da Comissão Permanente de Ética do CRESS/SP e do Grupo de Estudos sobre Aborto/GEA.
Doutora em História Social pela USP, Marta Gouveia de Oliveira Rovai é professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com Pós-doc pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do Núcleo de Estudo de História Oral (USP) é coordenadora do Grupo de Pesquisa História do Brasil (UNIFAL) e do grupo de Estudos História Oral, gênero e diversidade. Membro da Rede Brasileira de História Pública, desenvolve pesquisas sobre gênero e sexualidade, entre outras.