Você está em:

Palestra internacional abre III Seminário da Pessoa com Deficiência

Pela primeira vez, evento está sendo realizado em plataforma online

Desde a última terça-feira (1º), Poços de Caldas sedia o III Seminário da Pessoa com Deficiência, realizado pela primeira vez em plataforma online, de acordo com as recomendações de enfrentamento e medidas de segurança relacionadas à Covid-19.

Também pela primeira vez, o seminário contou com uma palestrante internacional, a concluinte de Licenciatura em Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto/Portugal, Catarina Oliveira. Ela ministrou a palestra de abertura, com o tema “Deficiências sensoriais, preconceito e capacitismo”.

Neste ano, seguindo as recomendações de enfrentamento do novo coronavírus, o Seminário da Pessoa com Deficiência será realizado em plataforma online, nos dias 01, 02, 03 e 08 de dezembro. O evento, que está na terceira edição, terá como tema “Deficiências sensoriais, preconceito e capacitismo”.

Em 2016, aos 27 anos, a jovem portuguesa visitava uma amiga no Rio de Janeiro, quando foi diagnosticada com mielite transversa, uma inflamação que ocorre na medula espinhal e apresenta causas diversas, que fez com que ela perdesse os movimentos e a sensibilidade nos membros inferiores. Hoje, aos 31 anos, ela se locomove de cadeira de rodas e é uma das embaixadoras da Associação Salvador, entidade que visa apoiar pessoas com deficiência motora.

“Foi uma mudança grande na minha vida, tive que reaprender várias coisas, mas, como eu costumo dizer, a única coisa má que essa situação me trouxe foi a impossibilidade andar como andava, agora ando sobre rodas. A verdade é que essa situação toda me fez aprender muita coisa e gostava de trazer algo sobre os ensinamentos que eu obtive com a cadeira de rodas. Sem dúvida, a primeira coisa que a cadeira de rodas me ensinou foi que os seres humanos – nós todos – temos uma grande capacidade de adaptação”, contou Catarina.

O evento
Organizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, pela Rede da Pessoa com Deficiência (Redipede), Apae, AADV e Adefip, o seminário tem apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conpede). A Secretaria Municipal de Educação e a Autarquia Municipal de Ensino também são parceiras do evento, além das instituições AACD, Instituto A e CMAEE Dr. Tarso de Coimbra.

O evento marca o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 03 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Esse seminário dá continuidade aos encontros que já realizamos desde 2018, com a alternância dos diferentes tipos de deficiência. Quero agradecer a Rede da Pessoa com Deficiência e a todos os nossos parceiros pela organização e pelo trabalho que vêm realizando”, destacou o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conpede), Márcio Augusto Scherma, a realização do seminário em plataforma virtual trouxe novos desafios ao evento. “Esse ano foi mais difícil, mas não deixamos de fazer o seminário, em novo formato adaptado aos novos tempos. Nosso trabalho, tanto no Conselho quanto na rede, é a busca por garantir que os direitos que já nos são conferidos pela Lei sejam realmente implementados”, afirmou Scherma, durante a transmissão ao vivo da solenidade de abertura do evento.

Programação ao vivo
A programação segue nesta quinta-feira, dia 3, às 15h, com o tema “Deficiência visual e capacidades”, com Vladmir Virgílio dos Santos e, às 17h, Tatiana Schmidt-Hebbel fala sobre “A vida antes e após o implante coclear”. O encerramento do seminário será no dia 08 de dezembro, com a palestra “Autonomia, diferença e garantia de direitos”, com Izabel Maior.

Toda a programação está disponível no Canal da Rede da Pessoa com Deficiência (Redipede) no YouTube.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - s/n, Vila Olimpica, Poços de Caldas - 37704-355

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social