⁠Banco de Alimentos movimenta 436 toneladas de gêneros alimentícios em 2023

Instituições sociais e hospitalares receberam 238 toneladas de alimentos

O Banco Municipal de Alimentos de Poços de Caldas bateu novo recorde de aquisição, doação e distribuição de gêneros alimentícios, movimentando 436 toneladas de alimentos no ano de 2023.

As doações de gêneros alimentícios a instituições sociais e hospitalares do município pelo Banco de Alimentos totalizaram 238 toneladas no ano. Caso as entidades precisassem adquirir esses produtos, que são fundamentais na alimentação distribuída aos atendidos, o valor seria equivalente a R$ 1.235.000,00.

Os alimentos entregues a instituições que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos são oriundos de doações ao Banco de Alimentos e da compra dos produtos da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Neste ano, foram 158 toneladas de alimentos da agricultura familiar adquiridas pelo Banco de Alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos municipal, 30 toneladas pelo programa de agricultura familiar da Conab e 45 toneladas pelo PAA Federal.

Além disso, o Banco de Alimentos também realizou a distribuição de 105 toneladas de alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar com pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Esse montante totaliza 7.500 Cestas Verdes com frutas, verduras e legumes entregues durante todo o ano.

O Banco de Alimentos recebeu em doações de pessoas físicas e jurídicas 154 toneladas de alimentos, que foram distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Queremos agradecer a todos os doadores que fazem a diferença na vida das famílias, a toda a nossa equipe pela dedicação e empenho nas ações de segurança alimentar do município, aos agricultores familiares que são fundamentais nesta política pública e a todos que direta e indiretamente contribuem para as atividades desenvolvidas pelo Banco Municipal de Alimentos”, destaca o coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria de Promoção Social, José Porto.

O Banco de Alimentos integra a política de Segurança Alimentar do município. O equipamento recebe e adquire gêneros alimentícios como frutas, legumes e verduras, especialmente da Agricultura Familiar e alimentos básicos como arroz, feijão, farinha e óleo, e distribui a entidades e famílias em situação de insegurança alimentar cadastradas.

Você também pode fazer a sua doação, na sede do Banco de Alimentos (Avenida Presidente Wenceslau Braz, 2.222, nas imediações do CEASA), onde será realizado o cadastro de Amigo Doador, ou entrar em contato pelos telefones 3697-2279 e 98406-5758 (Whatsapp) para agendar a retirada das doações pela equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social.