Na próxima sexta-feira, 24 de dezembro, o Restaurante Popular Elza Monteiro Ferreira, no pátio do Mercado Municipal, vai oferecer um cardápio especial de Natal aos frequentadores. No cardápio, arroz à grega, feijão, pernil ao molho de laranja, farofa de cenoura com calabresa, dois tipos de salada e, de sobremesa, salada de frutas.
O horário de funcionamento é das 11h às 14h. Pessoas com renda de até dois salários mínimos, cadastradas nos CRAS e que fizeram a carteirinha do Restaurante Popular pagam R$ 2,00 pela refeição. Os demais usuários pagam R$ 5,50 pelo prato. No dia 25 de dezembro, feriado de Natal, o local estará fechado. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, também haverá cardápio especial.
O secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida, destaca que o almoço especial de Natal já é tradição no Restaurante Popular e acontece desde 2008, quando o equipamento foi inaugurado no município.
Além da Segurança Alimentar e Nutricional, o Restaurante Popular também atua na criação e fortalecimento de vínculos para muitas pessoas que vivem sozinhas. “O almoço especial de Natal é um momento de encontro para os frequentadores que criaram um círculo de amizades no local. Além da refeição balanceada e saudável a preço acessível também existe a questão da convivência”, conta Almeida.
Desde setembro, após receber uma série de melhorias e adequações para atender as exigências sanitárias do Comitê Municipal Extraordinário Covid-19, o Restaurante Popular reabriu o salão para o consumo das refeições no local.
Segurança Alimentar
Inaugurado em junho de 2008, o Restaurante Popular integra a política de segurança alimentar e nutricional do município, que visa à efetivação do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde. Atualmente, são servidas, em média, 850 refeições por dia.