Agricultores familiares de Poços fazem curso sobre apicultura

Vice-prefeito Flávio Faria acompanhou o primeiro dia do curso, na E.M. Carmélia de Castro

Teve início, na última semana, a primeira turma do curso de apicultura desenvolvido pela Associação de Apicultores do Planalto de Poços de Caldas (Apis Poços). A iniciativa é realizada como contrapartida do termo de cooperação assinado entre a instituição e a Prefeitura, que tem como objetivo o fomento à apicultura no município.

Agricultores familiares do bairro rural Souza Lima participam do curso desde o dia 7 de novembro. As aulas são realizadas na Escola Municipal Carmélia de Castro, às quintas-feiras, às 17h. O curso tem carga horária de 40 horas, inicialmente com conteúdo teórico.

“Na sequência, serão realizadas aulas práticas e, no encerramento, os agricultores receberão as caixas para produzirem seu próprio mel”, informa a coordenadora de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vanessa Barzagli.

O próximo encontro será realizado no dia 14/11, quando os alunos conhecerão um pouco mais sobre instalação do apiário, colmeias, manejo da criação, equipamentos de proteção individual (EPI), ferramentas e seu uso. “O primeiro dia de curso foi muito bom, com muitas perguntas e participação. Abordamos a biologia das abelhas”, conta o presidente da associação, Joel Torres.

Termo de cooperação entre a Apis Poços e o município foi assinado em julho deste ano

O termo de cooperação entre a Apis Poços e o município foi assinado em julho deste ano. Com isso, a associação ganhou um espaço adequado para o processamento do mel, dentro das normas sanitárias e legais, que funciona também como sede da entidade, no Parque Primavera.

A associação pleiteava um local para sua instalação desde 2007. “A parceria entre a Prefeitura e a Associação já mostra resultados práticos, fomentando toda a cadeia produtiva do município e apresentando novas oportunidades de geração de renda aos agricultores familiares, sem contar a questão ambiental envolvida”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o vice-prefeito Flávio Faria.

Por meio do convênio, definido após chamamento público, a associação vai realizar também ações educacionais sobre a relevância da apicultura na rede municipal de ensino, além da capacitação dos agricultores familiares. A associação reúne mais de 30 apicultores e tem como objetivo melhorar a produção de mel do município, qualificar os produtores por meio de cursos, melhorar a qualidade do mel oferecido à população e contribuir com a renda dos pequenos agricultores.

“Quando recebemos o imóvel em comodato da Prefeitura nos comprometemos, em contrapartida, a fomentar a apicultura no município. Além disso, o curso formará novos apicultores que, no futuro, poderão se tornar associados da Apis Poços”, destaca o presidente da associação, Joel Torres.