Alunos de Caldas conhecem exposição sobre Monteiro Lobato na Biblioteca Centenário

A Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca, recebeu nesta sexta-feira (22), aproximadamente 120 alunos da Escola Municipal Crispim Jacques Bias Fortes, da cidade vizinha de Caldas, que vieram conhecer a exposição itinerante “Reinações de Emília”. Composta por 20 banners com ilustrações e trechos das obras de Monteiro Lobato, a mostra dá destaque à famosa boneca de pano.

Como a espevitada personagem de Lobato, as crianças encheram a biblioteca de movimento, som e alegria. A boneca de pano, que ganhou vida pelas mãos de Tia Nastácia e começou a falar depois de ingerir uma pílula do Doutor Caramujo, é a mais famosa criação do escritor paulista.

Os banners trazem trechos de livros como “Reinações de Narizinho”, “Memórias da Emília”, “A Reforma da Natureza”, e “A Chave do Tamanho”, entre outros sucessos de Monteiro Lobato. Além de acompanhar o conteúdo da exposição, os alunos tiveram acesso ao acervo do autor disponível na biblioteca.

“Como estamos trabalhando com um projeto de incentivo à leitura, achamos interessante trazer os alunos para conhecer mais sobre a obra de Monteiro Lobato e vamos trabalhar o conteúdo também em sala de aula”, destaca a professora Lucimar Ribeiro da Silva, que leciona no 4o e 5o ano da E.M. Crispim Jacques Bias Fortes.

O estudante Henri Otoni Afonso, de 9 anos, entendeu bem o objetivo da iniciativa. “É muito bom porque incentiva a gente a ler. Eu vim conhecer a biblioteca e posso incentivar outra a pessoa a vir também e, assim, a gente vai incentivando todo mundo”, disse. O pequeno Henri também já compreendeu a missão das bibliotecas públicas. “E aqui é público, então quem não tem condições pode vir do mesmo jeito”, avisa.

Segundo Ângela Nogueira, o tema será abordado novamente durante a Semana do Livro

A exposição “Reinações de Emília” segue na Biblioteca Centenário até a próxima terça-feira, dia 26 de março. De acordo com a chefe da Seção de Bibliotecas Públicas, Ângela Maria Nogueira, o tema da exposição será retomado durante a Semana do Livro, de 12 a 15 de abril, que deve contar com palestra sobre a obra de Monteiro Lobato e com o lançamento da edição infantil do tradicional Concurso de Poesias Teresa Maria Valques.

As exposições literárias itinerantes foram criadas pela Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais e fazem parte do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Estado de Cultura junto às bibliotecas públicas municipais.

Cada mostra contém a síntese da obra de um autor ou extrato de um livro muito significativo na história da literatura. O município já está pleiteando novas exposições para incrementar a programação ao longo do ano. “Nosso objetivo é sempre movimentar a biblioteca e despertar o interesse pela leitura, especialmente nas crianças, contribuindo para a formação de novos leitores”, ressalta Ângela.

A Biblioteca Centenário funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h50.