Ampliação da farmácia da Policlínica Central foi inaugurada nesta segunda (23)

Na manhã desta segunda-feira (23), foi realizada a inauguração da ampliação da Farmácia da Policlínica Central. Com a ampliação, o setor de Medicamento de Alto Custo será separado do setor de medicamentos da Atenção Básica e padronizados, proporcionando um atendimento mais ágil aos usuários do SUS.

O setor de Alto Custo atende por dia, cerca de 150 pacientes e cerca de 2 mil pessoas estão cadastradas para o recebimento de medicamentos no setor.

A obra teve início em julho do ano passado e foram investidos cerca de R$200 mil, subsidiados com incentivo do Governo do Estado através de resoluções específicas junto à verba municipal.

O novo setor, funcionará onde era a antiga sala de vacina da Policlínica e conta com sala para o setor administrativo, sala de armazenamento de medicamentos, câmara fria, sala de arquivo e sala de atendimento individual de paciente e farmacêutica e três guichês de atendimento ao público.

Durante a cerimônia de inauguração, o Prefeito Sérgio Azevedo destacou a parceria com o Governo de Minas Gerais para execução da obra. “Essa ampliação da farmácia trará um bom atendimento para o cidadão, a farmácia já atendia muito bem, com essa descentralização vai facilitar ainda mais, já que alguns medicamentos que precisavam vir de Pouso Agere já vão estar disponível no estoque aqui da cidade. Parabenizo o estado por essa ação. Uma obra que sem dúvida, melhorará a infraestrutura da saúde em Poços.”

As adequações fazem parte da  política estadual de descentralização do setor Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (medicamentos e processos de Alto Custo). Com a ampliação, as etapas do processo que eram realizadas na Regional de Pouso Alegre passam a ser realizadas no município, por uma equipe qualificada.

A secretária de Saúde, Rosilene Faria enfatizou que essa é a primeira obra na área de assistência farmacêutica. “A intenção agora, é ampliar todas as farmácias que pertencem o município. Essa descentralização do componente especializado, mostra o valor dessa gestão, que pensa nos servidores e na população.”

De acordo com a Referência Técnica da Assistência Farmacêutica, Lívia de Almeida Vieira Cava esse foi a primeira obra realizada para reestruturação da Assistência Farmacêutica. “É com imensa felicidade que finalizamos as obras de ampliação e descentralização do setor de alto custo da Divisão de Assistência Farmacêutica no município de Poços de Caldas. A conquista ocorreu graças ao bom serviço prestado pelo setor aos usuários do SUS. Poços é destaque na região e merece cada vez mais incentivos para qualificação profissional e melhor acolhimento dos pacientes. Nosso esforço sempre será para que todas unidades recebam melhorias e adequações necessárias em tempo oportuno.”

O horário de dispensação para os medicamentos de Alto Custo será das 08h às 13h e de Demanda Judicial será das 13h30 às 16h.

A solenidade também contou com a presença do Vice-prefeito Júlio César de Freitas; do ex-secretário de Saúde Carlos Mosconi, dos secretários municipais e servidores da secretaria de saúde.

Confira mais fotos da Ampliação da Farmácia Central.