Assembleia Geral define diretoria da APAC Poços neste sábado

Assembleia acontece no Fórum e irá definir os 18 membros da diretoria da APAC

Acontece neste sábado, 24, uma assembleia geral ordinária para constituição da diretoria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados -APAC Poços . O evento acontece a partir de 9h, no Fórum local, à rua Pernambuco, 707, no salão do juri. A assembleia tem como demais objetivos a aprovação do Estatuto Social e a Fundação da APAC no município.

O juiz da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais e presidente da comissão provisória para constituição da APAC, dr Robson Luiz Rosa Lima, irá presidir a assembleia e convida a todos os interessados a participarem do evento.

A diretoria da APAC será composta por 18 membros, sendo oito da Diretoria Executiva; três do Conselho Fiscal e outros sete para o Conselho Deliberativo. Durante a assembleia acontece ainda a eleição para presidente da Diretoria Executiva.

Os interessados em concorrer aos cargos, deverão fazer inscrição no início da Assembleia.

APAC

O método Apac foi criado em 1973 e está presente em vários estados brasileiros e no exterior. O índice de reincidência nesse sistema está em torno de 10%, enquanto no convencional o percentual chega a 80%. A Apac foi finalista do Prêmio Innovare, uma das instituições mais respeitadas da Justiça brasileira.

As Apac’s apostam na recuperação do cidadão privado de liberdade, por crime cometido, utilizando espaços sem a presença de agentes penitenciários. Nesse sistema, os recuperandos (como são chamados os presos) ficam nas celas só na hora de dormir. Das 6h às 22h, eles estudam e desenvolvem várias atividades, muitas delas em parceria com órgãos e empresas da comunidade. São empresas, instituições e voluntários que desenvolvem as oficinas e palestras motivacionais. São oferecidos também cursos profissionalizantes. A valorização humana é a base do método de recuperação.

Em Poços já aconteceram diversos encontros com autoridades, estudantes de Psicologia e Serviço Social e comunidade, para esclarecer e disseminar o novo conceito na cidade. A nova unidade prisional deverá ser construída com recursos do Judiciário, em terreno doado pela Prefeitura.