Audiência Pública apresenta Plano de Mobilidade Urbana para Poços

Plano de Mobilidade será apresentado nesta sexta, no Espaço Cultural da Urca

O Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Poços de Caldas será apresentado nesta sexta, 10, durante audiência pública que acontece no Espaço Cultural da Urca, a partir das 19h. “Será a oportunidade dos pesquisadores apresentarem as propostas e colherem as sugestões da população para a formatação final do PlanMob. É de fundamental importância que a população compareça e participe de mais este encontro para discussão do Plano de Mobilidade”, informa o secretário de Defesa Social, Marcos Tadeu Sansão. Após a realização da audiência, o documento terá sua formatação final para o envio à Câmara de Vereadores.

A audiência pública será conduzida pela professora Iara Alves Martins de Souza (coordenadora do PlanMob Poços) e contará com a presença do coordenador do programa de graduação em Engenharia da Mobilidade da Unifei campus Itabira, Sérgio Soncim, além de toda a equipe de trabalho. A universidade desenvolve o PlanMob Poços por meio de convênio com a Prefeitura.

Os estudos realizados incluem um amplo diagnóstico de todo o sistema viário da cidade, por meio de documentos, visitas aos locais e também pesquisa de campo. O plano é a ferramenta que analisa a mobilidade na cidade para definir ações que favoreçam o fluxo de pessoas em todo o ambiente urbano.

Os pesquisadores já disponibilizaram um estudo preliminar sobre o diagnóstico do sistema de mobilidade urbana de Poços de Caldas. São 390 páginas que avaliam diversos aspectos como calçadas, ciclovias, a quantidade de veículos existentes e o transporte público. O relatório menciona também o projeto de revitalização da avenida João Pinheiro, os projetos cicloviários e o processo licitatório da concessão do transporte coletivo. O relatório preliminar pode ser acessado no  site da Prefeitura, no link http://bit.ly/2IGy5D4.

Participação

O Plano de Mobilidade Urbana de Poços de Caldas contou com diversos momentos para a participação da população. Uma audiência pública foi realizada em agosto de 2019 para apresentação do projeto do Plano. Também durante a pesquisa de campo, as pessoas puderam opinar sobre a atual situação do trânsito na cidade, qualidade do transporte público, qualidade das calçadas, entre outros. Houve ainda, em outubro, a realização de uma oficina comunitária, na Urca, para mais uma vez debater ideias com a população a respeito do tema. Foram formados grupos de trabalhos, com participantes da primeira audiência pública, que auxiliaram no levantamento das necessidades e demandas da população.