Banco de Alimentos e CRAS Leste I e II realizam “feira livre” para beneficiários da Cesta Verde

O Banco de Alimentos de Poços de Caldas desenvolve, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste I e II, a “feira livre” para os usuários dos serviços que recebem o benefício da Cesta Verde. Com a iniciativa, as famílias beneficiadas vão até o Banco de Alimentos, onde podem escolher seus legumes, verduras e frutas de acordo com os seus hábitos alimentares, suas reais necessidades e preferências.

“É um sucesso a feira livre de 15 em 15 dias. Nossos usuários, que residem na mesma região do Banco de Alimentos, se sentem como se estivessem na feira livre. Desta forma, a família é valorizada no sentido de sua dignidade, já que está previsto em lei o direito do ser humano ao alimento, sendo dever do município, do estado e da União o combate à fome”, destaca o coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Promoção Social, José Porto.

Ele destaca que o objetivo principal do Banco de Alimentos é combater a fome e doenças crônicas não transmissíveis, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Os CRAS têm um papel muito importante, com suas equipes técnicas que avaliam o usuário com toda a atenção. Nesta iniciativa especificamente, quero agradecer ao pessoal dos CRAS Leste I e II, que tem um papel fundamental e trabalho em equipe”, ressalta Porto.

Estabelecida pela Lei Complementar 186/16, dentro da concessão dos benefícios eventuais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Cesta Verde é um auxílio-alimentação por meio da distribuição de cestas com legumes, hortaliças e frutas, fornecidas como forma de complementação das refeições.

Têm direito ao benefício as famílias com renda per capta inferior a ¼ do salário mínimo e que tenham alguma pessoa em situação de insegurança alimentar, como portadores de doenças crônicas não transmissíveis como diabéticos, hipertensos, obesos e desnutridos. Para receber a Cesta Verde, é necessário laudo médico, do nutricionista e parecer técnico-social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).