Carnaval de Saúde oferece consultas e exames durante o feriado prolongado

Secretários de Saúde Carlos Mosconi e Flávio Togni: agenda fechada para oferta de centenas de atendimentos durante o Carnaval

Vem aí mais um Carnaval, a festa brasileira mais famosa do mundo. Para muitos, são dias de descanso e de folia, mas para a Secretaria Municipal de Saúde, é a oportunidade de atender a pacientes que estão aguardando a diversos procedimentos. É que este ano, além dos serviços essenciais nos pronto atendimentos que não param, será realizado o Carnaval de Saúde. Temos esta preocupação constante de ampliar os atendimentos e de agilizar a assistência prestada e pensando em estratégias para viabilizar isso, verificamos a disponibilidade de diversos profissionais de saúde, de atenderem durante estes dias. Além disso, temos as unidades de saúde vazias exatamente por conta do ponto facultativo na segunda, e do feriado na terça de Carnaval. Tudo isso nos fez amadurecer a ideia desta realização que pode ser considerada inédita, pela quantidade de procedimentos e atendimentos oferecidos simultaneamente, nestes quatro dias do feriado prolongado”, declarou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Serão dezenas de consultas em especialidades como oftalmologia, reumatologia, pneumologia, otorrinolaringologia, neurologia e mastologia. A programação inclui ainda atendimentos de crioterapia e pequenas cirurgias. Serão realizados também exames de ultrassom de mama, transvaginal, tireoide, abdômen total, articulação, próstata e vias urinárias. Os atendimentos serão no Hospital da Zona Leste, no Núcleo de Especialidades Sul, ao lado do Hospital Municipal Margarita Morales e no Cismarpa – Consórcio Intermunicipal de Saúde Microrregião Alto Rio Pardo. “Temos que agradecer o empenho e a disposição de todos os prestadores e profissionais que aceitaram esta convocação e que vão possibilitar este número significativo de atendimentos que serão prestados durante estes dias. Sem dúvidas, resultados como este são muito gratificantes e são a razão do nosso trabalho a frente da Secretaria Municipal de Saúde”, declarou Carlos Mosconi, secretário de Saúde.

Agendamentos

Os atendimentos ocorrerão em quatro dias: sábado, domingo, segunda e terça de Carnaval e serão para pacientes na fila de espera. As equipes de Saúde iniciam os contatos a partir da próxima semana. “É muito importante que este paciente só confirme a presença na consulta, no exame e na pequena cirurgia, se for de fato comparecer. É fundamental estar com os telefones de contato atualizados também em nosso cadastro. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar a unidade básica de saúde de atendimento para se informar. Estamos nos empenhando para fazer um Carnaval diferente para os pacientes da Secretaria Municipal de Saúde e contamos com o apoio de todos para que isto aconteça. E além disso, temos ainda outros atendimentos em quantidade de mutirão, já agendados para antes e depois do Carnaval, como os exames de ecocardiograma infantil e os tratamentos odontológicos de canal. Este é um esforço concentrado para mais atendimentos em diferentes áreas”, complementou Flávio Togni.

Mais Atendimentos

Mutirões com a ampliação de atendimentos são a marca desta gestão. Em 2017, ações desta natureza esvaziaram a fila de espera pela cirurgia de catarata. Em 2019, os mutirões esvaziaram a fila de espera por consultas oftalmológicas, que chegou a ter três mil pessoas aguardando. Ações concentradas também ampliaram a oferta de exames e consultas em outras diversas especialidades. O prefeito Sérgio Azevedo lembra do compromisso de tratar a Saúde com prioridade. “Sempre disse isso e isso se cumpre a cada ação diferenciada que é planejada e realizada. Em 2017, quando pela primeira vez, destinei os 500 mil reais do Carnaval para a Saúde, pude ver depois a satisfação de centenas de pessoas que voltaram a enxergar e que tiveram a qualidade de vida resgatada com a cirurgia de catarata. E depois disso, foram dezenas de ações realizadas pela equipe da Secretaria de Saúde, dentro desta filosofia de mais atendimentos e de mais assistência. Parabéns a todos os envolvidos por este trabalho e espero ver a presença maciça dos pacientes durante o Carnaval de Saúde”, finalizou o prefeito.