Cerimônia de premiação da I Gincana Interescolar Coopergore será no dia 10 de outubro

Solenidade de premiação será realizada no auditório da Secretaria de Educação, mesmo local do lançamento

A cerimônia de premiação da I Gincana Interescolar Coopergore será realizada no dia 10 de outubro, das 9h às 11h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Prefeito Chagas, 464). A proposta, que vem movimentando as escolas municipais e estaduais da cidade por meio de palestras e do recolhimento de óleo residual para o descarte correto, teve como público-alvo os estudantes dos 9ºs anos, buscando também fomentar as festividades de formatura.

Conforme o regulamento da Gincana, a última coleta poderá ser realizada até o dia 04 de outubro. Por isso, todas as unidades participantes ainda têm chances de vitória. “Estamos entusiasmados com a reta final da Gincana Interescolar Coopergore, iniciativa que une educação ambiental e protagonismo juvenil. Nossa avaliação dessa primeira edição é bastante positiva e temos que destacar o empenho das unidades participantes”, ressalta o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques. Até o último boletim informativo divulgado no início de setembro, as 20 escolas participantes já haviam arrecadado 6.253 litros de óleo residual desde maio, quando a competição começou.

Na solenidade de premiação, a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Coleta, Processamento e Comercialização de Óleos e Gorduras Residuais (Coopergore) fará o pagamento de R$ 0,60 por litro de óleo coletado e o dinheiro recebido será destinado às festividades de formatura dos 9º anos de cada uma das 20 escolas participantes.

Além disso, a escola que coletar a maior quantidade de óleo vai receber um cheque no valor de R$ 1.000,00 para os estudantes formandos e uma TV 32 polegadas para a unidade. Já a escola que ficar em segundo lugar receberá R$ 500,00 e a terceira colocada vai receber R$ 300,00.

Como ajudar
Até 4 de outubro, as escolas participantes farão a arrecadação de óleo residual junto à comunidade escolar, comércios da região e parceiros. O acompanhamento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação e pela cooperativa mês a mês.

Comerciantes que quiserem descartar o óleo utilizado de maneira correta podem realizar o cadastro junto à Coopergore, sem nenhum custo. As pessoas que quiserem fazer o descarte correto do óleo de uso residencial também podem destinar o material à cooperativa. Basta agendar o recolhimento pelos telefones 35 3714-3230 ou 9 8862-6665 ou entrar em contato com a escola participante na região.