Concurso de desenho e redação sobre Trabalho Infantil premia vencedores nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 13 de junho, às 14h, no Espaço Cultural da Urca, será realizada a cerimônia de premiação do concurso de redação e desenho promovido pelo programa AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil. A iniciativa integra a programação do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado anualmente em 12 de junho.

A tarde terá a programação toda voltada para o tema do trabalho infantil, com apresentação de teatro pelo Círculo de Arte e reflexão sobre a temática pela equipe do AEPETI. O programa de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil é executado pela Associação de Promoção Humana e Ação Social (APHAS), em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social.

O concurso de redação e desenho envolveu um grande número de alunos e professores em uma reflexão crítica sobre os impactos do trabalho infantil. A iniciativa não só incentivou a expressão criativa, mas também a participação social, demonstrando que a educação e a cultura são ferramentas poderosas na luta contra o trabalho infantil.

O concurso abrangeu duas categorias: desenho, para crianças entre 7 e 12 anos, e redação, para adolescentes entre 13 e 17 anos. Todos os participantes são alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino.

Os alunos vencedores ganharão prêmios e troféus com o objetivo de valorizar a importância da arte e educação e a necessidade de proteger as crianças e adolescentes do trabalho precoce. Os vencedores, juntamente com seus respectivos orientadores e escolas, serão homenageados durante a cerimônia.

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado nesta quarta-feira (12), traz reflexões sobre os direitos fundamentais das crianças: uma infância segura, acesso à educação e à saúde, livres de exploração e outras violações. A data é dedicada a promover reflexões sobre os direitos fundamentais de todas as crianças e conscientizar a sociedade sobre os danos do trabalho infantil e a urgência de erradicá-lo globalmente.