Conferência debate políticas públicas para crianças e adolescentes

Conferência reuniu autoridades, representantes de entidades e escolas

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu na última quarta-feira (21), durante todo o dia, no Salão da Paróquia São Sebastião, na Vila Cruz.

O objetivo é mobilizar a rede de atuação no Sistema de Garantia de Direitos, as próprias crianças e adolescentes e a sociedade como um todo, com o objetivo de levantar propostas que garantam a proteção integral desse público dentro das políticas públicas, buscando fortalecer as ações de enfrentamento das violações de direitos e respeitando as diversidades. O prefeito Sérgio Azevedo e o vice-prefeito Flávio Faria participaram da abertura do evento.

“É um momento muito importante para o município porque estamos dando voz às crianças e aos adolescentes e daqui saem as propostas para as políticas públicas do município. Estamos muito contentes com a presença maciça das escolas e das instituições”, ressaltou a presidente do CMDCA, Ivana Lamberti Santos Mantovani.

O tema escolhido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) para a conferência é “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. A etapa municipal é preparatória para a XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (XI CNDCA), que deve ser realizada em outubro de 2019, em Brasília.

Delegados foram eleitos para representar Poços na etapa estadual

“A conferência visa à discussão de temas importantes no enfrentamento da violência e na realização de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. Este espaço é de suma importância para a discussão e deliberações do que é necessário ser feito em relação a esse público”, destacou a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

Para preparar os envolvidos para uma participação efetiva na Conferência Municipal, foram realizadas pré-conferências nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e debates prévios nas escolas com as temáticas abordadas durante o evento.

Para a secretária municipal de Educação, a participação dos alunos no evento é um exercício de cidadania. “Os nossos alunos não podem ser sujeitos passivos, eles precisam participar ativamente da discussão dos problemas que fazem parte da realidade de vida deles. As escolas tiveram a oportunidade de refletirem com seus alunos previamente e cada unidade trouxe as suas propostas, com representantes para defendê-las durante a discussão”, informou.

Na conferência municipal foram eleitos os delegados que representarão Poços de Caldas na etapa estadual, além da apresentação e deliberação das propostas.