Você está em:

Conheça o serviço prestado pelo CAPS II – Girassol em Poços

Dia 18 de maio, é o Dia da Luta Antimanicomial que surgiu sob o reconhecimento das lutas de profissionais de saúde por condições de tratamento humanitárias, de terapêuticas efetivas, de criações de alternativas para a reinserção social e de melhores condições de trabalho para profissionais de saúde mental.

Poços de Caldas possui uma Rede de Atenção Psicossocial completa, com equipamentos direcionados para cada grau de sofrimento mental.

O CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) – Girassol é um serviço destinado a pessoas a partir de 18 anos de idade que apresentam grave sofrimento mental, com um alto risco de ocasionar prejuízos em seus relacionamentos, sua saúde emocional ou mesmo sua saúde física.

Alguns exemplos de casos atendidos pela equipe, são as pessoas que estão em crise atual de esquizofrenia, transtorno bipolar ou depressão grave. Para os casos em que houver indicação, é feito acompanhamento e tratamento através da permanência-dia, ou seja, a pessoa fica por um certo período do dia no serviço, participando das atividades coletivas oferecidas, posteriormente voltando para casa. Através dessa e de outras ações, o CAPS busca reduzir ao máximo as internações psiquiátricas.

Para este objetivo, o CAPS II conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, médicos, enfermeira, técnicas de enfermagem, assistente social e instrutoras, além da equipe administrativa.

O atendimento inicial é realizado através do acolhimento, em que um dos profissionais técnicos realiza a escuta da pessoa e de seu familiar ou acompanhante para identificar quais são suas demandas atuais. Após essa escuta, é feita reunião da equipe técnica para discutir qual o plano terapêutico mais adequado para o caso. A pessoa pode ser acompanhada pelo CAPS II ou não, neste caso sendo encaminhada para o serviço mais adequado (Unidade de Saúde da Família, outro CAPS etc).

Para passar por acolhimento, a pessoa pode ou não comparecer com um encaminhamento de outro serviço (não há exigência de encaminhamento). Mas é necessário que venha com os documentos: Cartão Nacional do SUS, documento de identidade e comprovante de endereço.

Além destes trabalhos, o CAPS II também realiza orientações e apoio aos familiares das pessoas em sofrimento grave e reuniões com outros serviços.

Informações

Endereço: Rua Ouro Preto, 156 – Jardim dos Estados – Poços de Caldas-MG

Telefones: (35) 3715 9158 / 3697 2207 (enfermagem)

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social