Desfile de lançamento das coleções Encantos de Poços, Gepeto e Sinal Verde na Incubadora Social

No dia 18 de julho de 2024, a Incubadora Social realiza um desfile de lançamento para as coleções Sinal Verde, Encantos de Poços e Gepeto. O evento incluirá a certificação dos alunos do primeiro semestre, com o tema “Festa Julina”. A cerimônia ocorre na sede da Incubadora Social, localizada na Avenida Mansur Frayha, dentro da rodoviária, das 13h30 às 16h30.

A Incubadora Social é uma iniciativa de impacto social que promove acolhimento, capacitação e assessoria visando à inclusão produtiva, ao empreendedorismo e à autonomia financeira do público atendido. Este público é formado por adultos a partir de 18 anos em situação de risco ou vulnerabilidade econômica e social.

Este programa, desenvolvido pela secretaria de Promoção Social, oferece oficinas de capacitação e qualificação profissional em diversas áreas, além de assessoria técnica para aperfeiçoamento e gestão do trabalho. O objetivo é ampliar a geração de renda dos participantes, por meio da comercialização de seus produtos e serviços.

Coleções em Destaque:
Encantos de Poços: Inspirada nos pontos turísticos de Poços de Caldas, esta coleção foi criada com imagens desenvolvidas pelo artista plástico Daniel Ribeiro, utilizando técnicas de aquarela e silk screen. Os produtos incluem canecas, ecobags, panos de prato, marcadores de página e ímãs, todos com imagens cedidas exclusivamente para a Incubadora Social.

Gepeto: Esta coleção é resultado das oficinas de marcenaria artesanal focadas na construção de brinquedos pedagógicos. Cada aluno produziu cinco modelos de brinquedos (dominó, jogo da velha, tangram, torre de hanoi e bloco de encaixe horizontal) sob a orientação do professor Daniel Ribeiro. O projeto busca ampliar a oferta de oficinas e qualificar os participantes, promovendo sua autonomia pessoal e socioeconômica.

Sinal Verde: Desenvolvida na oficina de costura criativa, esta coleção utiliza a técnica de upcycling para transformar uniformes descartados dos Agentes de Trânsito, doados pela Secretaria Municipal de Defesa Social, em novos produtos. Com o auxílio da professora Cláudia Simone Sgrile, os alunos criaram mochilas, capas para notebook, pochetes, lancheiras impermeáveis, tote bags e necessaires. O upcycling contribui para a redução de resíduos e a exploração de matéria-prima, sendo um exemplo de economia circular.

Participação e Contato:
Para participar dos cursos e workshops da Incubadora Social, é necessário ter mais de 18 anos, estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal e possuir renda familiar de até três salários mínimos.

Telefones para contato: (35) 99880-9595 ou (35) 3715-3971
Instagram: @socialIncubadora