E.E. Edmundo Gouvêa Cardillo é a grande campeão da I Gincana Interescolar Coopergore

Iniciativa arrecadou mais de 10 mil litros de óleo residual

Escola campeão recebeu TV de 32 polegadas e R$ 1.000,00 em dinheiro para auxiliar na formatura do 9º ano

Mais de 10 mil litros de óleo residual coletados para o descarte correto, preservando 100 mil litros de água do planeta. Esse é o resultado mais relevante da I Gincana Interescolar Coopergore, promovida pela Cooperativa de Trabalhos dos Profissionais em Coleta, Processamento e Comercialização de Óleos e Gorduras Residuais, em parceria com Secretaria Municipal de Educação. A solenidade de premiação foi realizada na manhã desta quinta-feira (10), no auditório da SME.

A grande campeã da competição foi a Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, que arrecadou 1.917,5 litros. Pela primeira colocação, a escola recebeu uma TV de 32 polegadas e R$ 1.000,00 em dinheiro para auxiliar na formatura do 9º ano. Em 2º lugar, com 1.434 litros de óleo residual arrecadados, ficou o Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, que recebeu a premiação de R$ 500,00. Já a terceira colocada foi a Escola Municipal Irmão José Gregório, que arrecadou 926,5 litros e recebeu o prêmio de R$300,00.

Além da premiação para os três finalistas, todas as 16 escolas participantes receberam da Coopergore R$ 0,60 por litro de óleo coletado. A Gincana promovida pela cooperativa, em parceria com a Divisão de Projetos de Educação Complementar, tem como objetivos promover a Educação Ambiental no município, conscientizar sobre a importância do descarte correto de óleos residuais e contribuir com as festividades de formatura dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II.

Solenidade de premiação foi realizada no auditório da SME

A competição, cujo lançamento ocorreu no mês de abril, visou à arrecadação de óleo residual, fomentando as atividades da cooperativa. Participaram unidades públicas municipais e estaduais que ofertam 9º ano do Ensino Fundamental II. Em paralelo às arrecadações, foram realizadas dezenas de palestras nas escolas, que levaram mais conhecimento aos estudantes e professores, potencializando a gincana.

A iniciativa contou com os seguintes apoiadores: DMAE, Unimed Poços de Caldas, Natural Oil, Atacado Vila Nova, ONG Podemos Mais, Cuccina Francesco, Sá Rosa Café, Solarium Buffet e Cristais São Marcos.

“Gostaria de agradecer aos nossos parceiros e destacar o empenho das escolas e de cada aluno. Muitos sabiam que não teriam condições de vencer, mas se empenharam do mesmo jeito. Os alunos diziam que o que importa é tirar o óleo do meio ambiente e isso mostra que a gente atingiu o nosso objetivo. Eles entenderam a importância do descarte correto do óleo”, destacou a diretora financeira da Coopergore, Rita de Cássia Rodrigues.

A secretária-adjunta de Educação, Daniela Volpi, também parabenizou todos os agentes envolvidos no projeto. “O mais importante é a questão ambiental. Todos esses litros de óleo poderiam estar prejudicando o meio ambiente, mas, com a contribuição de todos, conseguimos essa ação de grande impacto para a preservação ambiental”, disse.

Equipes da SME, da Coopergore e parceiros do projeto participaram da premiação

Escola campeã
Localizada na Rua Cel. Virgílio Silva, no bairro Chácara Alvorada, na zona leste de Poços de Caldas, a Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo tem aproximadamente 850 estudantes e apenas uma turma de 9º ano, com 37 alunos. “É muita alegria. Queria agradecer os nossos alunos pelo empenho, não só os do 9º ano como da escola toda”, comemorou a diretora, Laís de Almeida.

“Foi muito esforço. Os alunos sabiam que algumas escolas tinham mais turmas de 9º ano e correram atrás mesmo. Eles me ligavam até mesmo à noite para buscar as coletas. A turma também ficou mais unida”, ressaltou a professora de Matemática, Talita Leite Silva.

“A gente se esforçou bastante e a escola toda se envolveu”, contou a estudante Helen Pereira Ramos. O cheque de R$ 1.000,00 recebido como premiação já tem endereço certo. Segundo a aluna Brenda Laura Nasser, a turma já decidiu e as comemorações de formatura serão realizadas em uma chácara.