Inscrições abertas para 41o Concurso de Textos em Prosa e Poesia

Os textos selecionados serão apresentados pelo próprio autor ou intérprete, no Teatro Benigno Gaiga, no dia 7 de novembro

Teve início nesta quinta-feira, 15 de agosto, o período de inscrições para a 41ª edição do tradicional “Concurso de Textos em Prosa e Poesia”. As inscrições seguem até 03 de outubro. Podem participar estudantes de Ensino Fundamental e Médio, do Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados nas unidades de ensino públicas e particulares de Poços de Caldas.

As escolas devem selecionar até dois textos de cada categoria e protocolá-los na SME (Rua Prefeito Chagas, 464). O tema é de livre escolha e o concurso é dividido em quatro níveis, nas categorias Poesia e Prosa (gênero livre, Crônica e Miniconto). O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site https://smeducacaoprojetos.wixsite.com/41prosaepoesia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-5110 ou pelo e-mail smeeducacaoprojetos@gmail.com.

Entre os dias 8 e 29 de outubro, a Comissão Avaliadora do Concurso selecionará dois trabalhos de cada nível e categoria. Serão considerados os seguintes critérios: adequação ao gênero textual, teor literário, originalidade e criatividade. O resultado dos alunos premiados será divulgado no dia 4 de novembro. Os textos selecionados serão apresentados pelo próprio autor ou intérprete, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, no dia 7 de novembro, às 19h30, quando os dois primeiros classificados de cada categoria serão premiados.

Concurso chega à 41ª edição em 2019

Gêneros
De acordo com o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques, em 2019, o concurso mantém o formato do ano passado, consolidando as novidades introduzidas no regulamento, em especial a redistribuição dos níveis e a inclusão dos gêneros crônica e miniconto.

Para todos os níveis, os textos em poesia deverão ter até duas páginas, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Estudantes e educadores têm licença poética para criar. Poderão ser inscritos trabalhos diversos, dos tradicionais aos mais contemporâneos: trovas, sonetos, haicais, elegias, epopeias, slams, odes, poemas concretos, narrativos, visuais etc.

Na Categoria Prosa, Nível II, a intenção é utilizar a prosa narrativa em suas nuances diversas: contos, fábulas, crônicas, contos de fadas, apólogos, lendas, novelas curtas etc. Os textos devem ter até duas páginas, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

No Nível III, Crônica, os textos também devem o mesmo tamanho descrito acima. Segundo definição da Olimpíada de Língua Portuguesa, neste gênero o mandamento é “cronicar”. “Os estudantes também têm a incumbência de ‘treinar’ um olhar atento e sensível aos fatos do cotidiano: um morador de rua solitário na calçada, a forma de o feirante atrair os compradores, um encontro no ônibus, o futebol dos meninos na pracinha, uma notícia de jornal que desperta curiosidade… Tudo isso é matéria-prima para crônica. Sua linguagem é simples, espontânea, quase uma conversa ao pé do ouvido com o leitor. Tempera os fatos diários com humor, ironia ou emoção, revelando peculiaridades que as pessoas, em sua correria, deixam de perceber”.

No Nível IV, concorrem textos no gênero miniconto. O desafio é apresentar um contexto e uma ação à volta do pouco que é revelado, em até 50 palavras. Mais do que ter alguns elementos da narrativa e contar uma história, o miniconto sugere. Assim, o segredo é ser amigo da concisão.