Você está em:

Julho Fest 2022 celebra 150 anos de Poços de Caldas

Festival de Inverno tem início na próxima sexta-feira, 8 de julho

Cidade completa 150 anos em 6 de novembro de 2022

Um recorte artístico na história de Poços de Caldas. Assim pode ser resumida a programação do 26º Julho Fest, que tem início na próxima sexta-feira (8) e segue até 24 de julho, com a temática “Poços de Caldas: 150 anos de Cultura e Arte”. Exposições, teatro itinerante, bonecos e até mesmo um passeio de ônibus vão contar, recontar, representar e apresentar momentos e personalidades importantes da história da cidade, que completa seu sesquicentenário no dia 6 de novembro.

Já no primeiro dia de programação, na sexta (8), moradores e visitantes vão poder acompanhar a intervenção artística “Marion – Mulheres em destaque”, quando dois bonecos de fio vão entregar informativos ao público, em homenagem aos 150 anos de Poços de Caldas, destacando mulheres importantes para a Educação no município.

No sábado (9), é a vez do Coreto receber a intervenção teatral “Dolores Memórias”, com o ator Dema Mello. No espetáculo, as personagens Dolores e Ritinha contam peculiaridades da história de Poços de Caldas desde a sua fundação, de forma irreverente e bem humorada.

Intervenção artística “Marion – Mulheres em destaque” homenageia mulheres importantes para a Educação no município

Até 24 de julho, espaços tradicionais e queridos pela população e também pelos turistas, como a Praça Pedro Sanches, o Coreto, o Espaço Cultural da Urca, o Parque Municipal Antônio Molinari, o Museu Histórico e Geográfico, o Parque José Affonso Junqueira, a igreja de Santo Antônio e o Mercado Municipal receberão diversas intervenções artísticas sobre o tema, que também chegarão à Biblioteca Marcus Vinicius, na zona leste, e até mesmo aos postes de iluminação da área central.

“Será uma dupla comemoração, com o retorno do Julho Fest, depois de dois anos, e a celebração dos 150 anos de Poços de Caldas. Mais uma vez, os artistas e produtores culturais de Poços de Caldas atenderam ao chamado do edital e vão apresentar atrações inovadoras, personagens já queridas do público, humor e muito amor à história da cidade”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

A programação completa do Julho Fest 2022 está disponível no link bit.ly/programacaojulhofest e no site da Prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br. Confira abaixo algumas das intervenções artísticas relacionadas ao tema “Poços de Caldas: 150 anos de Cultura e Arte”.

8 de julho
Praça Pedro Sanches
Marion – Mulheres em destaque (intervenção artística)
Dois bonecos de fio vão entregar informativos ao público, em homenagem aos 150 anos de Poços de Caldas, destacando mulheres que dão nomes a escolas da cidade.

Espetáculo “Dolores Memórias”, com o ator Dema Mello, conta peculiaridades da história de Poços de Caldas, de forma irreverente e bem humorada

9 de julho
Coreto da Praça Pedro Sanches
19h – Dolores Memórias – Dema Mello (intervenção teatral)
Dolores e Ritinha contam peculiaridades da história de Poços de Caldas, desde a sua fundação, de forma irreverente e bem humorada.

15 de julho
Espaço Cultural da Urca
10h – Tia Leopolda – Histórias do Arco da Velha (Teatro itinerante)
No teatro itinerante, Tia Leopolda caminha da Urca até o Mercado Municipal contando suas memórias e as histórias de Poços de Caldas, nestes 150 anos.

16 de julho

Espaço Cultural da Urca
15h e 16h – Ônibus da história – Cia. Máscaras Vivas (teatro)
*Os convites deverão ser retirados antecipadamente no Espaço Cultural da Urca
O projeto Ônibus da História leva as pessoas a conhecerem lugares e fatos da história de Poços de Caldas, de uma forma divertida e diferente.

Igreja de Santo Antônio (Rua São Paulo)
16h – O casamento da Danette – Grupo Trancos e Barrancos
Espetáculo de rua que se passa em dois pontos famosos: a Praça Pedro Sanches e a Igreja de Santo Antônio, contando a história da cidade e desses importantes locais.

Parque Municipal Antônio Molinari
10h às 17h – Recortes do patrimônio – Poços 150 anos
Exposição fotográfica ao ar livre, com imagens dos patrimônios históricos e culturais da cidade.

17 de julho

Museu Histórico e Geográfico
12h – Museu Vivo com os Compadres (teatro)
Personagens se dividem entre os ambientes que compõem a Villa Junqueira, prédio que abriga o Museu, contando a história por trás de cada local.

Parque Municipal Antônio Molinari
16h – Um diretor em Poços de Caldas – Cia. de Parolis (teatro)
Uma homenagem à cidade de Poços de Caldas, de forma divertida, trazendo uma surpresa para o público, que passa a participar da peça.

22 de julho

Espaço Cultural da Urca
10h – Tia Leopolda – Histórias do Arco da Velha (Teatro itinerante)
No teatro itinerante, Tia Leopolda caminha da Urca até o Mercado Municipal contando suas memórias e as histórias de Poços de Caldas, nestes 150 anos.

23 de julho

Parque José Affonso Junqueira
14h | 15h30 | 17h – 150 Anos de Poços de Caldas – Lambe Lambe (teatro)
Caixas de teatro de Lambe Lambe, cada uma com um tema sobre a cidade, história, causos, pessoas e fatos, homenageando os 150 anos de Poços de Caldas.

Espaço Cultural da Urca
15h e 16h – Ônibus da história – Cia. Máscaras Vivas (teatro)
*Os convites deverão ser retirados antecipadamente no Espaço Cultural da Urca
O projeto Ônibus da História leva as pessoas a conhecerem lugares e fatos da história de Poços de Caldas, de uma forma divertida e diferente.

Exposições

8 a 24 de julho
Olhar Sulfuroso – Poços 150 Anos (exposição)
Local: Museu Histórico e Geográfico
Exposição de fotografias de Thaty Naila, com seu olhar acerca do patrimônio cultural material e imaterial de Poços de Caldas.

8 a 24 de julho
A promessa em São Benedito – Novas gerações
Local: Postes do DME localizados na Rua
Exposição da fotógrafa Rossmaly Borges, que visa mostrar que as crianças presentes nas manifestações culturais são as responsáveis em manter a tradição centenária.

8 a 24 de julho
Intervenção urbana comemorativa Poços 150 Anos – Dani Alvisi (exposição permanente)
Locais: CEU, Parque Municipal, Parque Ecológico da Zona Sul e Praça Pedro Sanches
Série fotográfica com ícones locais, desenvolvida pela fotógrafa Dani Alvisi, aplicada em cubos de madeira itinerantes, comemorativa dos 150 anos da cidade.

8 a 24 de julho
Exposição “Retratar-te: Por trás da cena”
Local: Totem 150 anos em frente às Thermas Antônio Carlos
Intervenção artística audiovisual que retrata os artistas locais, buscando a valorização e a promoção da arte poços-caldense.

8 a 24 de julho
Postais de Poços (exposição)
Local: Box Cultural do Mercado Municipal
Exposição do fotógrafo Victor Imesi sobre os atrativos e pontos turísticos de Poços de Caldas, em homenagem aos seus 150 anos.

18 a 24 de julho
Diacronia – 150 Anos de transformações
Local: Galeria Malala Prezia – Espaço Cultural da Urca
Exposição fotográfica de pessoas da arte e da cultura representadas pela comunidade LGBTQIA+, comunidade negra e da cultura tradicional, sob um olhar contemporâneo.

23 e 24 de julho
Janela Mágica – Lembranças de Poços de Caldas: Monóculos
Local: Parque Ecológico da Zona Sul´
Exposição de monóculos com imagens da cidade de Poços de Caldas, para que o público possa conhecer e reviver essa forma inusitada de ver fotografias.

18 a 29 de julho
Painel no Museu
Local: Museu Histórico e Geográfico
Painel de Stencil e lambe-lambe no muro do Museu, usando como suporte imagético o patrimônio pictórico do município.

12 a 15 de julho
Arte no Muro – Especial Poços 150 Anos
Local: Biblioteca Marcus Vinicius
Mural em homenagem ao aniversário de 150 anos da cidade de Poços de Caldas, no formato de arte visual, com pintura a mão.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social