Médicos cubanos retornam ao trabalho após orientação do Ministério da Saúde

Atendimento foi normalizado nesta quinta nas sete unidades básicas onde trabalham médicos de Cuba

Nesta quinta, 22, o atendimento médico em sete unidades básicas de saúde de Poços, foi normalizado, com a volta dos nove médicos cubanos ao trabalho. Parte dos profissionais não havia comparecido às unidades na terça, 20 e nenhum deles trabalhou na quarta, 21, após afirmarem terem recebido orientações da OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde/ OMS, Organização Mundial da Saúde, para finalizar os atendimentos no Brasil.

No entanto, em Carta Circular nº 69/2018, com data de 21 de novembro, o Ministério da Saúde informa que conforme solicitado pela OPAS/OMS, os profissionais devem interromper suas atividades três dias antes da data prevista para o embarque de retorno à Cuba.

Como nenhum dos médicos que se encontram em Poços possuem data de voo agendada até o momento, eles foram orientados pela Secretaria Municipal de Saúde para retornar aos consultórios. Com isso, o atendimento foi normalizado nesta quinta. O documento emitido pelo Ministério da Saúde diz ainda que OPAS/OMS vão providenciar entre o período de 21 de novembro a 12 de dezembro, a saída de todos os profissionais lotados nos municípios de atuação.

Em Poços, são 15 vagas do Programa Mais Médicos e destas, nove são ocupadas por profissionais de Cuba. No último dia 14, Cuba anunciou a saída do Programa. Esta semana, o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União, edital com cerca de 8,5 mil vagas para o Programa Mais Médicos.

A medida emergencial visa preencher as vagas deixadas por profissionais de Cuba, por médicos brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM – Conselho Regional de Medicina do Brasil. “Com essa volta dos médicos ao trabalho e essa previsão do edital, de reposição destes profissionais entre os dias 3 e 7 de dezembro, nós acreditamos que não haverá desassistência. Ainda assim, definindo essa data de partida e ela sendo antes deste período, faremos um remanejamento com o objetivo de minimizar os impactos nos atendimentos”, informou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.

Em Poços, há médicos cubanos nas unidades: Regional Sul, Kennedy I, Esperança III, Quisissana, Regional Leste, Dom Bosco I e Country Club.