Você está em:

Mulheres vítimas de violência contam com rede de atendimento em Poços de Caldas

No CREAS (Rua Laguna, 820 – Jardim dos Estados) vítimas têm assistência psicológica e social e orientação jurídica

Minas Gerais tem o maior número absoluto de feminicídios entre todas as 27 unidades federativas do país, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019. Segundo a pesquisa, 1.206 mulheres foram vítimas fatais do machismo no Brasil em 2018, 55 a mais que no levantamento anterior. Em Minas, 156 morreram nesse tipo de crime no ano passado, seis a mais que em 2017. Em Poços de Caldas, as mulheres contam com uma rede de atendimento que visa à superação do ciclo de violência para evitar que mais vítimas façam parte das estimativas.

No município, o hospital referência para atendimento à mulher vítima de violência sexual é a Santa Casa. O referenciamento foi estabelecido a partir das discussões da Rede Mulher e Gêneros, articulada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, possibilitando um atendimento humanizado realizado por especialistas, preservando a vítima num momento que exige agilidade e ações assertivas. Já os casos de violência física podem ser atendidos em qualquer unidade de saúde.

Além do atendimento em saúde, a mulher vítima de violência tem assistência com psicóloga e assistente social e encaminhamento para orientação jurídica, dentro do Núcleo da Mulher do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Para ter acesso aos serviços, basta se dirigir ao CREAS, localizado à Rua Laguna, 820, no Jardim dos Estados, de segunda a quarta-feira, das 8h às 19h, e às quintas e sextas-feiras, das 8h às 18h. Os telefones para contato são 3713-6216 e 3697-2626.

Rede Mulher e Gêneros, articulada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, tem reuniões mensais

Para atuar na prevenção dos casos de violência, a Rede da Mulher e Gêneros realiza também um trabalho de divulgação dos serviços oferecidos e suas formas de acesso, com foco na conscientização de mulheres e agressores.

Tipos de violência
Para muito além da agressão física, a violência de gênero assume diversas faces no cotidiano das mulheres. A violência psicológica, que ocorre por meio da rejeição, depreciação, discriminação, humilhação e desrespeito, provoca cicatrizes profundas por toda a vida.

Já a violência sexual é caracterizada quando a mulher é obrigada ou induzida a praticar atos sexuais contra a sua vontade, com ou sem violência física. A violência patrimonial implica em danos, perdas, destruição ou ocultação de bens e valores e a violência moral é a ação destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação da mulher.

Disque Denúncia
Denúncias sobre casos de violência – Disque 100
Central de Atendimento à Mulher – Disque 180
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – 3697-2626
Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar – 2101-1955 ou 190.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social