Você está em:

Mutirão oferece exames e consultas à noite e aos sábados

Atendimentos são realizados no Hospital da Zona Leste

Com o intuito de dar mais agilidade aos atendimentos de exames e consultas de pacientes que aguardam na fila de espera, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, desde fevereiro, mutirões de exames de ultrassom e de consultas. Nestes quase dois meses já foram cerca de 800 agendamentos, mas nem todos os atendimentos foram efetivamente prestados, por conta do alto número de faltas dos pacientes. Das 75 pacientes agendadas para ultrassonografia transvaginal, 37 compareceram, o equivalente a metade. No caso dos ultrassons de abdômen (total/ inferior/ superior), dos 233 agendados, 138 foram realizados, ou seja, 95 pacientes foram chamados mas faltaram. “Realizamos esta ação dentro do nosso compromisso de prestar uma assistência mais rápida e com mais qualidade ao paciente mas ainda enfrentamos uma dificuldade que é o índice de absenteísmo que passa dos 30%, 40% e até 50% em alguns procedimentos. Todos os atendimentos do mutirão são realizados mediante agendamento, então o paciente é avisado antes e confirma a presença mas depois, muitas vezes não comparece. Este comportamento prejudica muito os serviços, porque a equipe fica aguardando esse paciente agendado que não vai e ao mesmo tempo, deixa de atender outra pessoa que também está na fila de espera e que também precisa do atendimento. Neste sentido, faço um apelo à população para que nos ajude, comparecendo as marcações e se for um dia ou horário ruim para aquela pessoa, que ela avise isso no ato da marcação, para que outro agendamento possa ser feito e o atendimento de fato, prestado”, orientou Flávio Togni de Lima e Silva, secretário de Saúde.

Mutirão realiza exames e consultas além da quantidade já prevista na rotina

A ação já incluiu até o momento, ultrassonografias obstétricas, com a realização de 218 exames dos 240 agendados, além de: mama, transvaginal, vias urinárias e abdômen. Os atendimentos estão sendo realizados aos sábados e também em horário estendido, no período noturno, as terças e quartas, no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste. O mutirão também inclui a realização de consultas neurológicas. No início do mês, 20 pacientes foram agendados, além dos atendimentos de rotina. “Até estranhei quando me chamaram para vir sábado”, comentou a aposentada Geralda Fontes Rodrigues. Neste sábado, 23, são mais 31 pacientes agendados para as consultas e 100 outros agendamentos para ultrassons. 

Como Buscar Atendimento

A ultrassonografia obstétrica é um exame constante do acompanhamento pré-natal oferecido pelo SUS. O Guia Municipal de Pré-Natal de Risco Habitual para a Atenção Básica, baseado em literatura do Ministério da Saúde, prevê duas ultrassonografias, uma no primeiro trimestre da gestação ou até a 13ª semana, e outra, entre a 18ª e a 22ª semana de gravidez. Já os demais exames de ultrassom são feitos por meio de encaminhamentos de médicos das unidades básicas de saúde e de especialistas do SUS. O mesmo ocorre com o encaminhamento para consultas de especialistas, como o neurologista. Em caso de outras dúvidas, é importante procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência, para se informar e buscar atendimento.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social