NATAL POÇOS DE LUZ | POÇOS DE CALDAS INTEGRA O NATAL DA MINEIRIDADE DO ESTADO DE MINAS

O Natal da Mineiridade foi inaugurado na sexta-feira (2/12), em Belo Horizonte, data em que Minas Gerais completou 302 anos, com o acendimento das luzes e da decoração da Praça da Liberdade e dos equipamentos do entorno. Neste ano, teve como tema as tradições e belezas do Estado de Minas.

No projeto “Natal da Mineiridade”, Poços de Caldas, é um dos municípios que mais investiram na decoração e programação natalinas. Segundo o secretário Municipal de Turismo, Ricardo Fonseca, foram cerca de R$ 2 milhões. O “Natal Poços de Luz” conta com mais de um milhão e oitocentas mil micro lâmpadas de LED distribuídas na área central e nos pontos turísticos da cidade. A ideia é atrair cerca de 300 mil turistas.

Cria-se a partir de agora um novo produto turístico em Minas Gerais. Cerca de 160 municípios já tinham se inscrito no projeto Natal da Mineiridade e segundo o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, hoje Minas Gerais é o segundo destino mais procurado para o turismo no Brasil. “É um turismo cultural, um turismo da mineiridade, do bem receber, da nossa cozinha e sobretudo de portas abertas. Este ano foi um ano de resgate, de pertencimento à nossa terra e dos valores que nós temos, baseado na própria ideia de Minas Gerais, de Alceu Amoroso Lima, depois Carlos Drummond de Andrade fala tão belamente da mineiridade e finalmente, no Modernismo, o nosso grande Guimarães Rosa. É um estado de espírito que tem no Natal o encontro com as nossas famílias, com nossa cultura e forma de ser”, enfatizou o secretário.

De acordo com Sérgio de Paula, subsecretário de Turismo, é a primeira vez que o governo estadual faz uma ação como essa e o objetivo do Natal de Mineiridade é fortalecer o turismo nos municípios, consolidar Minas como destino de Natal e aumentar o fluxo turístico no Estado. “Esperamos cerca de 5 milhões de turistas circulando por Minas”.

O secretário de Turismo de Poços, ressalta que é gratificante para a cidade fazer parte desse projeto inovador para o turismo em Minas, em especial em 2022 quando a cidade completa 150 anos. “Fazer parte do Natal da Mineridade vai dar um destaque ainda maior para o Sul de Minas como um todo e fazer muita diferença nos próximos anos para as cidades”, destacou.