Poços de Caldas elege delegados para a Conferência Estadual de Cultura

Na segunda noite da 5ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece no Espaço Cultural da Urca, foi realizada a eleição das pessoas delegadas que representarão o município na Conferência Estadual de Cultura, em dezembro de 2023, em Belo Horizonte. Foram eleitos os seguintes representantes do setor cultural do município: Danielle Vilas Boas, Marcelo Abuchalla, Marcus Veniciu Serafim de Mattos e Gustavo Dutra.

Também tiveram início as discussões por eixos temáticos, cujos temas são: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e participação social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e Direito às artes e linguagens digitais.

O segundo dia de conferência contou, ainda, com a participação do diretor de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, José Oliveira Júnior, que possui vasta experiência em Gestão e Consultoria em temáticas ligadas à Diversidade, Governança, Agenda 2030, Gestão da Cultura e Processos Participativos, em instituições como SESC/MG, Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte e UNESCO.

Nesta quarta-feira (25), último dia da conferência, a partir das 19h, no Salão Bruno Filisberti, na Urca, prosseguem as discussões nos seis eixos e, na sequência, será realizada a plenária final. A Conferência Municipal de Cultura visa estabelecer um momento de ampla participação da comunidade poços-caldense no que diz respeito às políticas públicas para a Cultura, garantir o pleno debate em torno das questões apontadas pelo setor cultural e a apresentação de propostas efetivas para a área.

A 5ª Conferência Municipal de Cultura teve início na última segunda-feira (23), em consonância à 4ª Conferência Nacional de Cultura, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”. Os dois primeiros dias de debates podem ser acompanhados no Canal Poços Curte em Casa (https://youtube.com/c/PoçosCurteemCasa).