Poços de Caldas inaugura eletroposto de recarga rápida autossuficiente

Recarga é gratuita com geração de energia fotovoltaica

Solenidade de inauguração foi realizada na tarde deste sábado (6)

Moradores e visitantes que quiserem abastecer seus veículos elétricos já contam com um eletroposto de recarga rápida, localizado nas imediações da antiga estação ferroviária. O ponto de recarga foi inaugurado na tarde deste sábado, 6 de novembro, dentro da programação do aniversário de 149 anos de Poços de Caldas. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Felipe Cardoso Vale Pires, e representantes das instituições parceiras do projeto.

A recarga pode ser feita de forma gratuita, já que o eletroposto é autossuficiente na geração da própria energia fotovoltaica, sem impacto nos custos da energia elétrica para os consumidores locais. O ponto de recarga integra o projeto “Poços + Inteligente”, uma parceria entre a DME, a Prefeitura de Poços de Caldas, a PUC Minas e o IFSULDEMINAS.

O projeto de mobilidade elétrica é pioneiro na região e foi uma das 30 iniciativas de todo o país aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ainda na manhã deste sábado, foi inaugurado um ponto de recarga semirrápida no campus da PUC Minas em Poços de Caldas. Além desses dois postos, o projeto vai disponibilizar, em breve, mais um eletroposto, na sede da DME.

“É um orgulho muito grande ser hoje a primeira cidade a ter um eletroposto público, que não deixa de ser também um atrativo para o turismo. Muita gente que tem seu carro elétrico e que não tem para onde ir, agora já pode vir para Poços de Caldas abastecer de graça, só com energia solar. É sensacional esse trabalho”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo, que fez a primeira recarga aberta ao público no local.

O presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Felipe Pires, representou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, no evento de inauguração do eletroposto, na antiga estação ferroviária. “Agora, como presidente do IEPHA, tive a oportunidade de vir e conhecer uma cidade tão bonita e em um momento tão especial, em que vocês trazem mais futuro e quando a gente reconhece que patrimônio hoje já não é mais a discussão sobre o prédio histórico, mas o recorte daquilo que a gente trouxe do passado e quer deixar para o futuro. Trazer uma estrutura que antevê técnicas futuras que, em algum momento, se tornarão patrimônio, em frente a algo que já é patrimônio, traz para nós uma discussão importante sobre o que é a tecnologia que a gente está produzindo e o que a gente quer levar para o futuro”, pontuou.

Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Felipe Pires, representou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, no evento

O diretor superintendente da DME Energética, Marcelo Loichate, informou que o projeto prossegue e as pesquisas continuam a ser desenvolvidas por aproximadamente um ano e meio. “A mobilidade urbana passa pela mobilidade elétrica, não tem como ser diferente. Tenho certeza que os carros elétricos vão ser o futuro e estarão acessíveis em um curto espaço de tempo”, avaliou.

Este é um dia histórico para as ações de mobilidade urbana no município, que contou ainda com a inauguração da nova ciclovia que, agora, vai da Fepasa até o Terminal Rodoviário.

“Poços + Inteligente”
Lançado no início de 2020, o projeto Poços + Inteligente”, com foco na mobilidade elétrica, inclui diversas pesquisas, como o desenvolvimento de sistemas e aplicativos, além da aquisição do carro e bicicletas elétricas. Mesmo com a pandemia, a equipe de pesquisadores das instituições envolvidas conseguiu realizar diversas ações, como a aquisição de um carro elétrico e de três carregadores de veículos elétricos (um de carga rápida, um semirrápido e outro de carga lenta).

Neste sábado, foram inaugurados os eletropostos de recarga semirrápida, na PUC, e rápida, na Fepasa. O professor da PUC, Fabiano Teixeira, ressaltou que o local tem uma simbologia muito grande para as reflexões tecnológicas, lembrando a “chegada da primeira máquina a vapor no município, uma revolução do transporte, e da primeira máquina de macadamizar, que revolucionou a pavimentação”. “Agora, estamos em frente ao primeiro eletroposto de recarga rápida do estado de Minas Gerais. Poços de Caldas mantendo o seu espírito de pioneirismo, de vanguarda, uma cidade que tem um olhar para o futuro”, enfatizou.

Em todos os eletropostos, os habitantes e turistas de Poços de Caldas poderão recarregar seus carros elétricos de forma gratuita, durante a vigência do “Poços + Inteligente”. “Esse projeto demonstra o potencial que Poços de Caldas tem no desenvolvimento científico e tecnológico. É um projeto de Poços para Poços. O IFSULDEMINAS e a PUC Minas, juntamente com a DME, se reuniram para desenvolver a capacidade dos nossos estudantes, professores e pesquisadores, usando esse know-how e aplicando esse conhecimento no desenvolvimento tecnológico da cidade. Isso nos traz uma alegria muito grande”, afirmou o diretor geral do IFSULDEMINAS, Thiago Caproni.

Os recursos investidos são provenientes da DME, tendo em vista a Lei Federal nº 9.991/2000 e a Resolução Normativa nº 754/2016 da ANEEL, que determinam que as concessionárias de serviços públicos de distribuição e geração de energia elétrica devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D) estabelecidos pela ANEEL.

Prefeito Sérgio Azevedo fez a primeira recarga pública