Poços de Caldas participa do Workshop AABB Comunidade, em Brasília

A coordenadora do Programa Municipal da Juventude de Poços de Caldas, Michele Santana, participou, de 5 a 7 de novembro, do Workshop AABB Comunidade 2019, realizado em conjunto pela Federação Nacional das AABB (FENABB) e Fundação Banco do Brasil, em Brasília/DF.

Coordenado pelo gerente socioeducativo da FENABB, Daniel Martins de Carvalho, o curso contou com a participação de coordenadores pedagógicos do programa, representantes de AABB e funcionários da FENABB e FBB. No primeiro dia de workshop, o presidente da FENABB, Rene Nunes dos Santos, esteve presente ao evento.

O workshop teve como objetivo discutir pontos críticos do programa, rever aspectos do Projeto Político-Pedagógico que demandam ajustes, elencar necessidades de adequações na minuta do convênio, discutir estratégias e diretrizes para o programa e traçar estratégias e ações que favoreçam a formalização das parcerias para o período 2021-2025.

“Foram dias intensos discutindo principalmente o Projeto Político-Pedagógico do programa, além de uma rica troca de experiências. Agradeço pela oportunidade de partilhar momentos de grande valor para o nosso fazer educativo”, destaca a coordenadora do PMJ, Michele Santana.

Em Poços
Em Poços, o projeto AABB Comunidade integra o Programa Municipal da Juventude (PMJ), atendendo 100 crianças e adolescentes até 17 anos de idade, no contraturno escolar. A parceria entre AABB Comunidade e o Programa Municipal da Juventude, iniciada no município em 2002, oferece atividades de acompanhamento pedagógico, iniciação esportiva e artística, visando atender o estudante em todos os seus aspectos: social, cognitivo, afetivo e motor. O transporte e o lanche das crianças, assim como o jantar, também são oferecidos pelo programa.

O programa AABB Comunidade, assim como as demais unidades de educação integral, segue prática pedagógica sustentada por uma concepção de educação que privilegia a construção coletiva do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, bem como a autonomia e a consolidação da cidadania.

O programa
Criado em novembro de 1986, o Programa AABB Comunidade está presente em cerca de 350 municípios em todas as regiões do país, atendendo mais de 40 mil crianças e adolescentes. O projeto busca uma educação transformadora, em harmonia com as escolas. As atividades são mantidas pela Federação Nacional de AABBs (FENABB) e Fundação Banco do Brasil (FBB) e desenvolvidas nas sedes das Associações Atléticas do Banco do Brasil (AABBs).