Poços de Caldas recebe Plano Mineiro de Políticas sobre Drogas

Poços de Caldas sediou, na manhã desta terça-feira (7), a apresentação do Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção do Uso/Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas pela subsecretária de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Soraya Romina. O encontro reuniu representantes dos municípios que compõem a diretoria regional da Sedese em Poços de Caldas e foi realizado no Espaço Cultural da Urca.

Os encontros, que vêm sendo realizados nas regionais em todo o estado, fazem parte da política de aproximação com os municípios mineiros promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Subpod).

Na oportunidade, foram entregues também exemplares físicos do Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção do Uso/Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas. “Faz parte da programação da Subpod conversar com os representantes dos 853 municípios mineiros, a partir da articulação com as 22 Diretorias Regionais Sedese, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de políticas locais sobre drogas, induzir esse trabalho tão importante nos municípios. Afinal de contas, a vida acontece nos municípios”, destaca a subsecretária da Subpod, Soraya Romina.

A apresentação do Plano também é uma oportunidade para os municípios apresentarem à Sedese suas demandas, dúvidas e questionamentos acerca da política sobre drogas, bem como alinharem aspectos relacionados ao planejamento das ações a serem desenvolvidas e formas de participação e engajamento dos diferentes atores sociais.

“Receber a visita da subsecretária Soraya Romina foi uma oportunidade significativa de troca de experiências e estreitamento do relacionamento institucional, especialmente pela participação dos representantes dos municípios que fazem parte da nossa região”, ressalta o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida.

Além dos municípios da regional Poços de Caldas, participaram do evento a diretora da Regional de Poços de Caldas, Gabriela Teixeira Neto e o diretor da Regional de Varginha, Vigmar dos Santos.

O Plano
Lançado em 2021, o documento reúne marcos legais referentes à política sobre drogas no Brasil e em Minas Gerais, conceitos, princípios orientadores, diretrizes, dados sobre o fenômeno do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas, estratégias no campo da prevenção, dispositivos de cuidados/tratamento direcionados às pessoas que precisam de apoio, além de um conjunto de textos temáticos relevantes sobre o assunto.