Pontos de Atendimento Virtual – PAV da Receita Federal no Sul de Minas superaram 14 mil atendimentos em 2022

Os Pontos de Atendimento Virtual – PAV da Receita Federal no Sul de Minas realizaram 14686 atendimentos ao longo de 2022. A maior parte dos atendimentos refere-se a CPF (inscrição, regularização, alteração), pesquisa de situação fiscal e informações sobre ITR (imposto territorial rural).

No Sul de Minas, há 78 PAV em funcionamento. Somando-se às agências e CAC, 87% da população do Sul de Minas possui atendimento presencial da Receita Federal em sua cidade.

Estima-se que com os atendimentos realizados pelo PAV, os cidadãos economizaram mais de R$ 653 mil no decorrer do ano. Esse valor refere-se a gastos com combustível e deslocamentos dos cidadãos até as agências e CAC da Receita Federal mais próximos de seu município.

Em Poços de Caldas a Receita Federal e a Prefeitura de Poços de Caldas inauguraram em julho de 2021 o Ponto de Atendimento Virtual na Zona Sul. Em um ano e meio de atendimento já foram mais de 16 mil pessoas atendidas no local, facilitando o atendimento.

Os pontos de Atendimento Virtual – PAV são uma iniciativa da Receita Federal em conjunto com as prefeituras e câmaras municipais e órgãos de classe que têm por objetivo aumentar a capacidade de atendimento local da Receita Federal. As prefeituras, câmaras ou Salas Mineiras do Empreendedor (onde há acordo) oferecem acesso a vários serviços da Receita Federal, orientando o cidadão, ou formalizando processo digital para a Receita Federal concluir o atendimento.

Veja os serviços atendidos pelo PAV:

CAEPF – Inscrição, baixa, cancelamento ou alteração de dados;
Cafir – Inscrição, alteração, cancelamento ou reativação;
CNO – Inscrição, alteração ou anulação por multiplicidade;
Consulta Pendência Fiscal PF, PJ, Imóvel Rural;
Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física;
Consulta Restituição e Situação DIRPF;
Conversão de Processo Eletrônico para Digital;
Cópia de Processo;
Cópia de Declaração e Recibos para Pessoa Física – DIRPF, DIRF Beneficiário e DITR;
Cópia Declaração e Recibos – GFIP, Perdcomp, Dacon, Dmed;
CPF – Comprovante de Inscrição, Inscrição, Alteração e Regularização;
Emissão de Documento de Arrecadação – Darf e GPS;
Impugnação, Recurso, Manifestação de Inconformidade;
Juntada de Documentos;
Procuração RFB;
Protocolo de Documentos;
Protocolo de Documentos – Certidão de Obras;
Protocolo de Documentos – Certidão de Regularidade Fiscal;
Protocolo de Documentos – CNPJ – Inscrição, Alteração e Baixa;
Protocolo de Documentos – Retificação de Documentos de Arrecadação – Redarf/RETGPS.

PAV Poços de Caldas – Horário de funcionamento de segunda a sexta das 8h às 12h e 13h às 17h, na rua Álvaro Quinteiro Junior, 345 – Conjunto Habitacional.
Telefone: (35):3697 5569