Prefeitura investe R$ 2,9 milhões no setor cultural em quatro meses

Solenidade marcou a assinatura dos 63 projetos aprovados

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em apenas quatro meses, investiu um total de R$ 2.988.697,48 no incentivo a diversos projetos culturais a serem desenvolvidos durante o ano de 2019. Um investimento recorde no setor, que movimenta toda a cadeia produtiva da cultura em Poços de Caldas.

Os números foram anunciados durante a solenidade de assinatura dos contratos de concessão de patrocínio, quando estiveram presentes representantes de toda a área artística, dentre eles, os 63 proponentes que tiveram seus projetos aprovados.

O novo modelo de patrocínio pela Prefeitura vem substituir a modalidade Patrocínio Direto pelo DME, que foi extinto por força de Lei. Além de manter os patrocínios que já existiam, nas áreas de Cultura e Esportes, a Prefeitura abriu uma nova área: a da Promoção Social. Os recursos continuam a ser do DME, repassados à Prefeitura como forma de dividendos. O total investido nos projetos é aproximadamamente R$ 1,5 milhão (nas três áreas contempladas).

Para a área da Cultura, o investimento é de R$ 650 mil, um acréscimo de 10% com relação ao ano passado. “Num cenário de crise para a área cultural, nas esferas estadual e federal, Poços de Caldas dá exemplo e assume este investimento, que é estratégico como política pública”, ressaltou o prefeito Sérgio Azevedo, durante a solenidade.

O diretor de políticas culturais da Secult, Gustavo Dutra, destacou a postura do prefeito ao assumir o investimento dos patrocínios culturais, antes realizado pelo Grupo DME. “Só temos que ressaltar a manutenção das políticas culturais que, aliada à competência e profusão de talentos da nossa classe artística e dos produtores culturais, e à eficiência dos servidores da Secult, destacam e reafirmam Poços de Caldas no cenário cultural do país”.

Os investimentos no setor levaram o produtor cultural e artista, Ricardo Malabi, a nomear a cidade como um “oásis” para o setor de cultura. “Os mecanismos de financiamento, sejam as leis de incentivo, o patrocínio ou os diversos editais são fundamentais não apenas para o setor, mas principalmente para a sociedade”, disse, agradecendo os esforços do prefeito, salientando que o número de empresas apoiadoras de projetos culturais também possa ser ampliado, numa efetiva participação da sociedade em todo este processo.

Participaram também da solenidade o vice-prefeito Flávio Faria e o vereador Pedro Magalhães, além da equipe de servidores da Secult e convidados. Os projetos aprovados por meio do patrocínio podem ser conferidos no site da Prefeitura https://bit.ly/2XIVLem

Confira os números dos investimentos no setor cultural até o momento:
Lei de Incentivo à Cultura- R$ 774,892,33
Projetos Incentivados ICMS e IR pelo Grupo DME- R$913 mil / R$ 486.267,29
Patrocínio Direto- R$ 650 mil
Investimentos Secult (Folia de Reis, Charanga dos Artistas, Pelos Caminhos do Gólgota e Festa de São Benedito)- R$ 156.005,15
Editais- R$ 494.800,00